Estudantes participam de votação eletrônica

Escolha do Grêmio Estudantil em Regente Feijó utilizou o recurso digital pela 1ª vez e objetivou debater a “política limpa”

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 28/03/2018
Horário 20:08
Cedida / André Luís Ferreira - Turmas do ensino fundamental se reuniram à tarde para a votação
Cedida / André Luís Ferreira - Turmas do ensino fundamental se reuniram à tarde para a votação

Em ano de eleições políticas, a iniciativa de um professor da rede estadual de ensino de Regente Feijó tem chamado a atenção pela vontade de ensinar e debater, desde a época escolar, a importância da vida política e as consequências positivas que um voto consciente pode causar. É que os alunos da Escola Estadual Anna de Mello Castriani participaram ontem, nos períodos da manhã e da tarde, das eleições do Grêmio Estudantil, que neste ano contou com um processo totalmente eletrônico, como ocorre em nível nacional.

Desde o início do ano, quando o edital para a participação foi divulgado, os alunos tiveram a oportunidade de se candidatar ao pleito a partir de chapas, que também foi uma novidade na escola. Dentre as participantes, seis foram pré-selecionadas, sendo que cinco, por causa de uma desistência, concorreram ao Grêmio Estudantil ontem. Em tempos de empoderamento feminino, vale destacar que das cinco, quatro chapas eram presididas por meninas.  São elas: Chapa UPE (Unidos pela Educação), Gate (Grêmio de Alunos Trabalhando pela Educação), Quebrando Padrões, Chapa da Revolução e Os Dedicados.

De acordo com o professor de Geografia e Sociologia, André Luís Ferreira da Silva, que está à frente do projeto, a atividade de escolha do grêmio ocorre todos os anos, mas nas outras edições foram feitas seleções de formas verticais, quando um grupo de alunos era escolhido, sem a criação de chapas. “A novidade promove e fortalece a exposição de ideias, pois fazemos um trabalho de politização, quando a intenção é ensinar a política e não a politicagem. Tudo sem partido algum”, esclarece.

O professor lembra que a escola tem cerca de 400 alunos, sendo que cada chapa é composta por 13 membros e todas as salas, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, participam, com um total de 16 classes. “Outra novidade foi a votação digital, por uma urna eletrônica no computador. Utilizamos um programa que já é pronto e disponível na internet, mas com um modelo seguro de trabalho. Na tela aparecem as fotos dos candidatos, quando os números são digitados, e queremos promover o voto limpo e consciente, além de garantir a individualidade de cada um”. A votação no período da manhã ocorreu para a turma do ensino médio e à tarde para o ensino fundamental.

O professor, por fim, lembra-se da importância de um Grêmio Estudantil nas escolas, uma vez que ele é capaz de promover o interesse pela política “limpa”, bem como promover a interação entre os alunos, como ocorreu com ele quando criança. André finaliza ao dizer que esse é o primeiro passo para a liberdade dos estudantes, que terão, futuramente, a capacidade e direito de escolha em eleições importantes para a sociedade.

 

Primeiro contato

O aluno do 6º ano do ensino fundamental, Rafael Costa Ribeiro, 11 anos, participou pela primeira vez da votação escolar e garante estar satisfeito com a ideia e iniciativa da unidade. “A escola precisa de uma liderança e concordo com a ideia de todos eles. Tive que optar por um e sei que a chapa vai melhorar o funcionamento da escola e nos deixar mais confortáveis uns com os outros”, explica. O pequeno lembra estar ansioso, por ver as eleições apenas na televisão e poder, finalmente, viver uma experiência parecida.

Quem também bateu um papo com a reportagem foi a presidente da chapa Gate, Eliadyne Vivian Gomes da Costa, que tem 12 anos e é do 7º ano do ensino fundamental. Questionada sobre a participação, ela afirma ter se sentido motivada ao saber que seu trabalho poderia oferecer melhorias não apenas para ela, mas para todos os estudantes. “Fizemos panfletos e distribuímos na escola, penso que conseguimos conquistar muitos votos. Nossa chance de ganhar é bem grande”.

A jovem presidente, mas que já tem sábias palavras na ponta da língua, lembra ainda que a participação vai ajudar no futuro, já que a partir de agora ela poderá entender melhor o que significa a eleição, mesmo que seja a escolar. “Não queremos mandar em nada, apenas cumprir com o desejo de todos. Isso é bom e nos dará o poder de escolher nossos representantes”, finaliza.

Já a presidente da Chapa da Revolução, Bruna Elis Nonato Silva, de 12 anos e do 7º ano, afirma ter montando a chapa na intenção de ajudar os amigos, além de ver na oportunidade um benefício para a comunidade acadêmica. “Estou feliz com a mobilização de todos para a votação, mostra que todos querem um futuro melhor”.

 

SAIBA MAIS

O resultado das eleições do Grêmio Estudantil na Escola Estadual Anna de Mello Castriani foi divulgado no fim da tarde de ontem e contou, ao todo, com 300 votos. A chapa que ficou em primeiro lugar, com 86 votos (28,67%), foi a UPE (Unidos pela Educação). Em segundo lugar, com 80 votos (26,67%), ficou a chapa Os Dedicados, seguida pela chapa Alunos Trabalhando pela Educação, que teve 58 votos (19,33%). Em 4º e 5º lugar, respectivamente, ficaram a Quebrando Padrões com 31 votos (10,33%) e Chapa da Revolução, que teve 24 votos (8%). Além destes, 12 alunos votaram em branco e nove anularam o voto.

Publicidade

Veja também