Euclides da Cunha confirma primeira morte por gripe H1N1

Vítima foi uma mulher de 52 anos, que estava há uma semana no hospital com os sintomas; outra moradora da cidade, diagnosticada com a doença, segue internada

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 15/06/2018
Horário 15:47
WhatsApp - Cerca de 400 pessoas, muitas delas de máscaras, procuraram o posto de saúde, nesta manhã, para se vacinar
WhatsApp - Cerca de 400 pessoas, muitas delas de máscaras, procuraram o posto de saúde, nesta manhã, para se vacinar

A população de Euclides da Cunha Paulista está em alerta, depois de confirmada a primeira morte pela gripe Influenza A (H1N1) na cidade. De acordo com a Vigilância Epidemiológica local, uma mulher de 52 anos faleceu na terça-feira, após uma semana de internação com sintomas da doença. Além desta, outra paciente, 51 anos, também moradora do município, continua internada no Hospital Estadual de Porto Primavera, onde se recupera da gripe. A reportagem entrou em contato com a unidade de saúde para entender o quadro da paciente, mas até o momento, não houve resposta.

Conforme explica o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Euclides da Cunha Paulista, Paulo Fernandes, os dois casos foram os primeiros confirmados na cidade este ano. Na manhã de hoje, aproximadamente 400 pessoas do grupo prioritário foram vacinadas para adquirirem imunidade contra o vírus e, devido ao alerta, alguns compraram e utilizaram máscaras para evitar a transmissão. O enfermeiro orienta para que a população não entre em desespero, uma vez que isso pode prejudicar as ações para combater a transmissão do vírus.

Desta forma, alerta para que os munícipes evitem aglomerações, principalmente no posto de saúde, sendo que o mesmo “deve ser procurado apenas para casos emergenciais”. Nas redes sociais, a Vigilância Epidemiológica tem espalhado orientações para que os moradores compartilhem o que está sendo pedido, como lavar as mãos adequadamente, utilizar o álcool em gel e utilizar lenço ao espirrar ou tossir. Segundo Paulo, as mensagens sempre foram encaminhadas, porém, “reforçadas neste momento”.

Presidente Prudente

No dia 20 de maio, Presidente Prudente registrou a primeira morte por Influenza A, em 2018. Conforme noticiado por este diário, uma mulher de 22 anos, moradora do bairro Brasil Novo, havia sido internada com a suspeita da doença e o quadro de saúde evoluiu para óbito. Além deste, um homem de 58 anos, morador da área central, e uma gestante de 36 anos, residente do Jardim Estoril, tiveram a confirmação da gripe H1N1.

SERVIÇO

Os moradores de Euclides da Cunha Paulista, que se encaixam no grupo prioritário – crianças de 6 meses à 9 anos, adultos de 50 à 59 anos, idosos a partir de 60 anos, puérperas, gestantes, doentes crônicos, professores, profissionais de saúde e indígenas –, devem procurar o posto de saúde para se vacinarem contra o vírus. O endereço é Rua Helena Kuil Diniz, 1.621, no centro da cidade. O telefone para mais informações é o (18) 3283-1277.

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também