Evento lembra combatentes da Revolução de 32

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 08/07/2014
Horário 08:39
 

Para comemorar o 82° aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, a Prefeitura de Presidente Prudente e a Polícia Militar realizam amanhã uma solenidade de homenagem e desfile para lembrar dos ex-combates que representaram a região. O evento tem início às 9h, em frente ao Obelisco da Revolução na Praça Nove de Julho, na Avenida Coronel José Soares Marcondes. Durante a cerimônia, além da homenagem aos familiares dos ex-combatentes, serão entregues medalhas de valor militar a aproximadamente 25 policiais militares, que se sobressaíram durante o cumprimento do trabalho.

Além destes, representantes do Legislativo, do Tiro de Guerra, da Ordem Demolay, do Corpo de Bombeiros e dos dois grupos de escoteiros da cidade comparecem para prestigiar o evento. No ato, haverá ainda apresentação do Coral dos Servidores Públicos Municipais, além da distribuição de minibandeiras do Estado de São Paulo, e cartões com os hinos Nacional e de Prudente. Para facilitar o acesso, o trânsito estará fechado nas imediações com sinalização e reforço da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), por aproximadamente uma hora.

De acordo com Feiz Abbud, chefe de gabinete e coordenador do ato, a cerimônia vai contar com o desfile da corporação da Polícia Militar, com discursos de autoridades municipais sobre a história da revolução e os atos dos combatentes, além da entrega de medalhas para policiais. "Durante a solenidade, o orador Cássio Telles Ferreira Neto vai representar os familiares presentes e discursar sobre os membros da nossa região que fizeram parte desta história", conta. Além disso, Abbud informa que em "um gesto concreto de homenagem" serão colocadas flores aos pés do obelisco que representa a Revolução Constitucionalista, pelos parentes dos combatentes. "É uma forma de selar este dia especial para toda a comunidade", conta.

Para o sociólogo e educador Luiz Antônio Sobreiro Cabreira, lembrar este dia "é uma forma de resgatar a história da população", em especial a de São Paulo. "É muito importante relembrar as ações que estes heróis realizaram, com o propósito de mudar a Constituição existente em 1932", aponta.

Cabreira ressalta o dever de mostrar para os mais novos as conquistas e lutas que ocorreram antigamente, graças à dedicação e coragem de membros da população. "As crianças, adolescentes e jovens têm que saber e refletir sobre o contexto histórico da política que influenciou mudanças em nossa região, no Estado e no país" pontua. O sociólogo diz que a homenagem realizada amanhã é uma forma de abordar temas reais, desenvolvidos por pessoas comuns que se doaram por uma causa nobre. "Em tempos em que a TV apresenta novos ícones de ‘heroísmo’ para os mais novos, é essencial mostrar quem realmente foi responsável pelas mudanças sociais, políticas e econômicas da nossa nação", finaliza.

 

Comemoração


A Revolução Constitucionalista de 1932 é comemorada todo ano no dia 9 de julho. A data lembra a doação voluntária de homens ao seu Estado. A luta do período não foi em vão, pois no ano de 1934 passou a vigorar a nova Constituição do país, logo após Armando Salles de Oliveira – um paulistano autêntico – assumir o governo de São Paulo. Fato este que veio brindar os ideais constitucionalistas dos combatentes, que se lançaram em batalha naquele período.
Publicidade

Veja também