Evite para não virar vício

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 18/01/2022
Horário 03:33

É sabido que muitas coisas causam estragos na saúde do ser humano. O cigarro é um deles e todos sabem. Mesmo assim, tem quem ainda faça o uso de cigarros. É sabido também que não é tarefa fácil largar um vício. É difícil e quem é fumante se sente mal pelas cobranças ou pelo fato de não conseguir parar. Por isso, ter ajuda é importante neste processo. O primeiro passo, claro, é querer. E o segundo, buscar quem pode te auxiliar neste caminho que, muitas vezes, é longo.
Mas, aqui, hoje, vamos falar apenas dos malefícios, sem julgar aqueles que permanecem no vício por N motivos. Depois do cigarro, há os “parentes” que surgiram ao longo dos anos e que também fazem muito mal. 
Como noticiado neste diário, recentemente, o cantor de música sertaneja Zé Neto teve que se afastar dos palcos em decorrência de uma condição pulmonar conhecida como “vidro fosco”, que causa falta de ar e está relacionada à utilização dos cigarros eletrônicos. O pneumologista Paulo Roberto Mazaro diz que esse produto tende a passar a impressão errada ao usuário de que por não ter nicotina é mais seguro. O médico afirma que, assim como o “cigarro convencional”, os eletrônicos também são igualmente agressivos à saúde. Muitos acreditam que o cigarro eletrônico é menos agressivo ou que nada faz de mal à saúde. Mas o importante mesmo é a pessoa ter consciência de que tanto um quanto o outro sempre será nocivo à saúde nos mais variados graus, que vai depender da sensibilidade do organismo de cada um. Outro produto carregado de malefícios, ainda pior que os cigarros eletrônicos, que quando consumido em 20 minutos a uma hora equivale a 100 cigarros convencionais, e que seu uso é normal, liberado, sendo utilizado por grande quantidade de adolescentes, jovens e adultos, inclusive em espaços públicos, é o narguilé.
É essencial que as pessoas tenham consciência de que esses produtos podem, inclusive, matar. Em alguns, nada vai fazer. Em outros, pode ser fatal. Pense bem antes de entrar na onda, pois, depois que virar vício, o caminho é dolorido e longo. Cuide da sua saúde e da sua vida!

Publicidade

Veja também