Executivo: primeira mulher eleita em Teodoro Sampaio

Jandira Sampaio Cavichini Gutierrez foi a prefeita escolhida pela população, no último domingo, para a gestão de 2021-2024

Eleições - THIAGO MORELLO

Data 20/11/2020
Horário 08:25
Ademir Infante - Eleita destaca a vontade do povo na vitória
Ademir Infante - Eleita destaca a vontade do povo na vitória

Com 3.919 votos, equivalente a 30,65% de todos os computados, Jandira Sampaio Cavichini Gutierrez (PSD), mais conhecida como Janda, foi a prefeita eleita em Teodoro Sampaio nestas eleições. Aos 71 anos, ela, que será a primeira mulher a chegar ao cargo máximo do Executivo municipal, deve assumir a cadeira para a gestão 2021-2024 em janeiro, mas com cerimônia de posse marcada ainda para este ano.
E com a notícia da vitória recebida com grande felicidade, mas também com tranquilidade, como dito pela aposentada, o sinônimo de tudo foi o trabalho realizado nos últimos meses, pois lembra que percorreu o município em campanha e constatou o desejo do povo por mudança na administração da cidade. “Impossível não mencionar, também, o sentimento de responsabilidade que veio com a notícia da vitória nas urnas”, completa.
Responsabilidade essa que, além de estar ligada ao compromisso com a população, está também em abrir precedente histórico para a participação do público feminino, especialmente na atuação do Executivo. Questionada sobre a importância de ser a primeira mulher a governar Teodoro Sampaio, Janda declara que, pessoalmente, é muito significativo para ela.
“Há cinco décadas, escolhi Teodoro Sampaio para construir família e carreira profissional. Em todo este período, busquei servir as pessoas com meu trabalho e construir relações afetuosas com as pessoas. Ser escolhida pelo povo teodorense para ser a primeira prefeita da história do município é uma honraria que coroa esta biografia de serviços prestados e grandes amizades construídas”, felicita. E do ponto de vista histórico, ela cita a vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, e diz que, embora seja a primeira mulher prefeita de Teodoro Sampaio, “certamente não será a última”.

"A vontade do povo"

O resultado da eleição, que culminou na escolha do nome de Janda para ocupar a Prefeitura, nada mais tem a ver a não ser o desejo do povo por mudança e pela retomada de “um modelo de gestão que foi exitoso no município entre os anos de 2005 e 2012”, ainda de acordo com a eleita. “Também foram pilares da vitória nas urnas a elaboração de um amplo plano de governo participativo e a construção de um sólido grupo de apoiadores, entre os quais se destaca meu esposo e ex-prefeito de Teodoro Sampaio, José Ademir Infante Gutierrez”, lembra.
E, para 2021, segundo ela, uma das prioridades iniciais é a reorganização da máquina administrativa, com o objetivo de oferecer serviços públicos mais eficientes e humanizados à população. “Cabe ressaltar como prioridade, também, o início da implantação do amplo programa de governo que desenvolvemos para a área da saúde. Mas, em uma abordagem geral, todas as áreas e demandas do município receberão especial atenção desde o primeiro dia de governo”, adianta.

SAIBA MAIS

Mulheres ganham mais espaço na política regional

População regional escolhe os 53 prefeitos da próxima gestão

Publicidade

Veja também