Mulheres ganham mais espaço na política regional

Para a gestão 2021-2024, oito foram eleitas pelo voto popular, o que representa o dobro de 2016, nas últimas eleições

Eleições - THIAGO MORELLO

Data 19/11/2020
Horário 10:15
Freepik - Na região, 15% das 53 prefeituras serão chefiadas por mulheres a partir de 2021
Freepik - Na região, 15% das 53 prefeituras serão chefiadas por mulheres a partir de 2021

Neste ano, a população regional elegeu oito mulheres para representar o Executivo em cidades da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo. Elas estão em Caiabu, Caiuá, Lucélia, Osvaldo Cruz, Piquerobi, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau e Teodoro Sampaio. O número é duas vezes maior do que nas eleições de 2016, quando foram escolhidas quatro mulheres. A evolução demonstra força e representatividade.
Isso significa que as mulheres estarão no comando de oito das 53 cidades da região de Presidente Prudente, o que representa pouco mais de 15% do contingente. E, juntas, elas somam 31.726 votos computados, ao longo do dia de votação, ocorrido no domingo.
Duas delas, na verdade, vão dar sequência ao próprio mandato, já que conseguiram se reeleger. É o caso de Rute Almeida dos Santos Lima (PTB), atual prefeita de Caiuá, e Cassia Regina Zaffani Furlan (PSDB), chefe do Executivo de Epitácio.
Mas, para quem vai estrear no ano que vem, esse é o momento de muita importância. Como no caso da funcionária pública Adriana Crivelli Biffe, conhecida como Adriana do Bó (MDB), que foi eleita para a Prefeitura de Piquerobi. “A mulher pode estar onde ela quiser. Sempre teve uma representação, mas era de forma tímida. Mas isso mostra que a mulher hoje está conquistando cada vez mais seu espaço. E temos vários apoiadores”, frisa. Adriana recebeu 1.289 votos (50,2%) na eleição deste domingo.
Questionada, às mulheres, ela deixa o conselho de “ter muito foco, pois não é um meio fácil”. Segundo ela, mesmo que existam pessoas que podem não apoiar, há outras que se sentem felizes. “Hoje os homens estão cada vez mais aceitando e entendendo o papel da mulher não só na política, mas em vários lugares. Claro que sempre terão machistas, mas é focar no trabalho e mostrar competência”, completa Adriana.

PREFEITAS ELEITAS NA REGIÃO

MUNICÍPIO

NOME

Caiabu

Suelen Mative (Republicanos)

Caiuá

Rute Almeida dos Santos Lima (PTB)

Lucélia

Tati Guilhermino (PV)

Osvaldo Cruz

Vera Morena (PP)

Piquerobi

Adriana Crivelli Biffe (MDB)

Presidente Epitácio

Cassia Furlan (PSDB)

Presidente Venceslau

Bárbara Viches (PV)

Teodoro Sampaio

Jandira Sampaio Cavichini Gutierrez (PSD)

Fonte: TSE

SAIBA MAIS

População regional escolhe os 53 prefeitos da próxima gestão

Publicidade

Veja também