Exercícios colaboram com saúde de animais

“O ideal é seguir a alimentação corretamente, garantindo, assim, a longevidade e a qualidade de vida dos animais".

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 11/06/2015
Horário 10:22
 

Não são somente os seres humanos que precisam praticar atividades físicas regularmente para melhorar sua qualidade de vida. Médicos veterinários ressaltam a importância deste hábito para a manutenção do peso e da boa forma dos animais, além de ser primordial a alimentação balanceada para que eles não sofram com o sobrepeso, ou então com doenças que decorrem de excessos – como colesterol, triglicérides, problemas cardíacos e nas articulações. Na última campanha de controle de prevenção do diabético, em 2014, constatou-se que 40% dos cães atendidos estavam obesos.

De acordo com o médico veterinário Emerson Ribas, as industrializações das rações facilitaram o controle da ração balanceada – quando seguida corretamente. Recomenda-se que os cães sejam alimentados, diariamente, duas ou três vezes. O que manda são as instruções estipuladas pelos fabricantes, que informam a necessidade da alimentação seguindo o peso do animal. "O que muitos não sabem é que as refeições podem ser fracionadas e ocorrer de duas a três vezes ao dia. Existem donos que deixam a ração por 24 horas no recipiente, com isso, o animal acaba comendo mais que o necessário", alerta. Além disso, segundo ele, outros costumes passam desapercebidos e prejudicam a saúde animal, como os petiscos que são oferecidos durante a refeição da família como os farelos de pão, bolachas e queijo. "Sem contar os bifinhos e outros petiscos próprios para os cães", acrescenta.

Já o médico veterinário Edson Tombini Garrido destaca que existem alimentos que atendem as diversas fases da vida animal, bem como todas as raças. O profissional menciona que, atualmente, o mercado está aquecido com rações balanceadas e com todos os nutrientes que o animal precisa para evitar problemas de saúde. "O ideal é seguir a alimentação corretamente, garantindo, assim, a longevidade e a qualidade de vida dos animais".

Praticar exercícios na companhia de um animal de estimação também é indicado, pois auxiliam na prevenção e controle de diversos problemas físicos e mentais – tanto do dono como dos bichos. É o que garante Emerson Ribas, que explica ainda que antes dos cães serem domesticados eram usados pelo homem para exercer trabalhos como a caça e a guarda de suas propriedades e tração. "Sendo assim, os cães possuem em sua genética uma programação de gasto de energia. Soltos na natureza, os animais passam cerca de 10 horas à procura de alimento".

A comerciante Luciana Maria Alves de Souza, dona de uma border collie de dois anos, relata que sua cachorra está com problemas circulatórios em razão da obesidade. Ela revela que a Lassie realizava as refeições normalmente, mas quando estava em processo de refeição com o marido, a cachorra sempre estava presente e desviavam pedaços do que estavam comendo para ela. Além disso, a comerciante acredita que a falta de exercício físico colaborou com o agravamento do quadro, por isso aguardam a recuperação para dar início as caminhadas. "Eu e meu marido percebíamos que a Lassie estava um pouco gordinha e sempre comentávamos que levaríamos para fazer caminhada. Infelizmente, ela teve uma lesão que comprometeu o sistema articulatório e passará pelo processo de recuperação, bem como o controle nutricional para incentivar a perda de peso".

 

Atividades físicas


O adestrador e passeador de cachorro, Cleber Delli Colli, comenta que uma opção para exercitar os animais domésticos é terceirizar o passeio. Ele, que está no ramo há 16 anos, revela que muitas pessoas não dispõem de tempo para sair com os animais e por isso ficam aprisionados em casas e/ou apartamentos. Conforme revela, os horários mais procurados para o passeio ocorre no início e fim do dia, tendo em vista que o tempo está ameno e propício para o bem-estar do animal. Sobre este assunto, Ribas alerta para os dias quentes e os cuidados com a circulação do ar e o asfalto quente, que pode queimar as patinhas do bicho. Quanto ao tempo de caminhada, o passeador avalia que varia da condição e porte do animal, mas comenta que existem animais que chegam a praticar 50 minutos de atividade física.

Entre as modalidades mais indicadas para os cães, além das caminhadas, estão as corridas na coleira e guia; natação; agility; frisbee canino; e treinamento de obediência básica. No entanto, os profissionais ressaltam a importância de visitar o médico veterinário quando notarem o sobrepeso do animal antes de iniciarem com as atividades físicas.
Publicidade

Veja também