Experiente Luiz Carlos Martins é o novo treinador do Grêmio Prudente

Anúncio da contratação do técnico aconteceu na tarde desta quinta-feira; LCM é um dos “reis do acesso” do futebol paulista, são 18 subidas de divisão, sendo a última delas, em 2022, com o Noroeste

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 08/02/2024
Horário 16:57
Foto: Ronaldo Nascimento/Grêmio Prudente
Luiz Carlos Martins assume o Grêmio Prudente na 7ª colocação da terceirona com sete pontos
Luiz Carlos Martins assume o Grêmio Prudente na 7ª colocação da terceirona com sete pontos

O experiente Luiz Carlos Martins é o novo técnico do Grêmio Prudente para a sequência da temporada 2024. O anúncio da contratação do treinador de 68 anos, que já vinha sendo especulado para respirar os ares de Presidente Prudente, foi feito pelo Carcará na tarde desta quinta-feira. Ele chega para assumir o comando técnico da equipe prudentina após a vitória por 2 a 0 sobre o Sertãozinho pela 5ª rodada da A3 na noite de ontem no Estádio Paulo Constantino, o Prudentão, onde o Carcará foi dirigido por Luiz Henrique Dalbem, o Epitácio, depois da saída de Ademir Fesan. 

LCM pega o Grêmio Prudente na 7ª colocação da terceirona com sete pontos. Até aqui, o Carcará soma duas vitórias, um empate e duas derrotas na competição. O experiente treinador tem a missão de levar o Prudente ao acesso à Série A2 2025. E quando o assunto é subir de divisão, Martins é considerado um dos principais monarcas do futebol paulista. A alcunha de “rei do acesso” não é à toa, ele soma 18 acessos na carreira, sendo o último deles, em 2022, com o Noroeste. Naquela temporada, além da promoção para segundona paulista, o treinador conquistou o título da A3 com o Norusca. 

O último trabalho de Martins foi no Comercial, de Ribeirão Preto, na A2 deste ano. Ele foi demitido após derrota por 3 a 0 para o São Bento, de Sorocaba. Sob o comando do treinador, o Bafo não venceu na A2 2024: empatou três jogos e perdeu outros três. No entanto, na última passagem pela equipe alvinegra de Ribeirão Preto, em 2013, o treinador levou o Bafo à Série A1 2014. 

LUIZ CARLOS MARTINS, 
O REI DO ACESSO

Natural de Cafelândia no Paraná, Luiz Carlos Martins nasceu em 1955. Teve carreira profissional no futebol durante as décadas de 70 e 80, com longa passagem como volante com a camisa do Noroeste. Ele também vestiu as camisas do Vasco (RJ), Gama (DF), Novorizontino (SP), Nacional (SP) e do extinto Matsubara (PR). 

A carreira de treinador de LCM é extensa. Sua primeira prancheta foi a do Rio Branco, de Americana, em 1986. Em 1993, o técnico levou a Paraguaçuense ao título da A2 daquele ano. Voltou a conquistar a segundona estadual em 2017 com o São Caetano. O título de maior envergadura de sua carreira foi a Série C do Brasileirão de 2012 com o Oeste, quando o clube ainda estava sediado em Itápolis (SP). Tempos antes, em 2005, levou o América de Natal (RN) à Série B do Brasileiro. 

O reinado de Luiz Carlos Martins em questão de acessos no futebol paulista foi bem sucedido em equipes como Matonense, Rio Branco, União Barbarense e Mirassol, sendo o último deles, em 2022, com o Noroeste da A3 para A2. 

Publicidade

Veja também