Exposição reconta universo mágico do Barão de Münchhausen

Ação realizada por meio do projeto Exposições Itinerantes do Sesi-SP, tem como objetivo levar cultura e conhecimento à sociedade

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 01/11/2016
Horário 10:02
 

Ilustrações de Rafael Coutinho, 36 anos, para a obra "O Barão de Münchhausen" podem ser vistas de hoje a 27 de novembro, no Sesi da Vila Furquim, de Presidente Prudente, por meio do projeto Exposições Itinerantes do Sesi-SP para levar cultura e conhecimento à sociedade. As ilustrações do artista foram elaboradas para seu livro "As Surpreendentes Aventuras do Barão Münchhausen" (2014), que na mostra faz um apanhado do universo fantástico deste personagem da literatura juvenil mundial. A entrada é gratuita.

Jornal O Imparcial Ilustrações foram feitas para o livro "As Surpreendentes Aventuras do Barão Münchhausen"

Feitas à mão, Rafael usou técnicas como ecoline, grafite, nanquim, lápis de cor e recursos digitais, buscando um diálogo com o figurativo realista e o cartunesco, nos desenhos. Para dar vida à tradução para o português do livro escrito por Rudolf Erich Raspe, ele criou 49 imagens que mostram com grande imaginação as absurdas histórias vividas pelo Barão. Boa parte dessas ilustrações pode ser vista na exposição.

Se o livro parece se pautar em mentiras perpetradas pelo Barão, em histórias por vezes agressivas e sutis, adultas e juvenis, as ilustrações de Rafael parecem reforçá-las no caminho mais libertário possível: em uma festa de cores e texturas.

 

Rafael Coutinho


Ele é designer, animador, artista plástico e quadrinista. Formado em Artes Plásticas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) em 2004, produziu os curtas-metragens "Aquele Cara" (2006), e "Ao Vivo" (2008). Como quadrinista, participou das obras "Bang Bang", da editora Devir, e "Contos dos Irmãos Grimm", da Desiderata.

Integrou o grupo Base-V na criação de murais, mostras e publicações de arte experimental. Publicou sua primeira graphic novel, "Cachalote", pela Quadrinhos na Cia.; lançou a minissérie em quadrinhos "Beijo Adolescente" pelo portal IG e, na forma impressa, pela Editora Cachalote; colaborou como artista gráfico e cenógrafo da peça de teatro "Puzzle", de Felipe Hirsch. Em 2014, foi curador da exposição "Ocupação Laerte", com trabalhos de seu pai, o cartunista Laerte, para o Instituto Itaú Cultural.

 

Exposições itinerantes


O projeto Exposições Itinerantes do Sesi-SP apresenta obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais em suas unidades e nas indústrias associadas, por meio do serviço Caixa de Cultura. O objetivo é promover o contato e a difusão da arte e, expressar a imensa diversidade cultural brasileira e mundial.

 

Serviço


"O Barão de Münchhausen"


Local: Sesi Presidente Prudente, Avenida Ibrain Nobre, 585 – Parque Furquim

Quando: De 1º a 27 de novembro – segunda a sexta

Horário: das 8h às 19h30, e aos sábados das 9h às 16h30

Informações: (18) 3901-8119

Entrada gratuita


 
Publicidade

Veja também