Faculdade lança prêmio de fotografia alusivo ao centenário

Fotógrafos profissionais e amadores de Prudente e região podem participar do concurso realizado pela Facopp, da Unoeste, que visa homenagear a capital da Alta Sorocabana

PRUDENTE - BIANCA SANTOS

Data 20/08/2017
Horário 12:35
José Reis, Professor Roberto Mancuzo (de pé) realizou o lançamento do concurso na manhã de ontem
José Reis, Professor Roberto Mancuzo (de pé) realizou o lançamento do concurso na manhã de ontem

O Dia Mundial da Fotografia foi marcado pelo lançamento do primeiro concurso de fotografia da Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). De acordo com um dos organizadores do prêmio, Everton Tomiazzi, a participação é aberta ao público de Presidente Prudente e região e visa à interação da universidade com a população e homenagear os 100 anos do município em seus aspectos cotidianos urbanos e rurais.

Os inscritos terão entre os dias 19 de agosto e 30 de setembro para fotografar aspectos cotidianos urbanos e rurais do município utilizando de imaginação, criatividade e criticidade, que farão a diferença nesta atividade, sendo que cada candidato pode submeter até dez fotografias e, para cada imagem enviada será cobrada uma taxa de R$ 10. “Essa iniciativa foi pensada já há algum tempo e colocamos em prática agora com o centenário do município. Espero que o concurso seja algo que entre no calendário da universidade nos próximos anos e tenha cada vez mais adeptos e fotografias submetidas retratando a temática abordada na edição conforme as especificações”, expõe o organizador.

Além disso, a autonomia dos fotógrafos amadores e profissionais será abordada no concurso. Segundo o professor da Facopp, Roberto Aparecido Mancuzo Silva, que realizou o lançamento do concurso na manhã de ontem, antes de tomar uma imagem é preciso pensá-la com a consciência crítica de quem está promovendo um registro imagético. “Queremos que as pessoas mostrem a cidade de acordo com o seu entendimento. Por exemplo, não é só fotografar a catedral e, sim, o que ela significa na vida das pessoas”, afirma.

A estudante do 2º termo de Fotografia da Unoeste, Jhenifer Rodrigues de Almeida, conta que, além de celebrar os 100 anos de Presidente Prudente, haverá a divulgação do seu curso que é novo na universidade. “A minha turma inteira, quando soube da novidade, ficou na expectativa de participar. Por eu ser de Birigui [SP] ainda não sei muito sobre a cidade e acho que é preciso conhecer a história, mas se eu pensar em algo interessante de abordar com certeza participarei”, comenta.

De acordo com o regulamento do concurso, as 30 primeiras fotos classificadas comporão a exposição fotográfica itinerante sobre o centenário prudentino e receberão certificados de participação na mostra de fotografias. Já as 13 melhores colocadas irão compor o calendário de mesa que serão distribuídos na instituição e empresas parceiras e seus autores receberão certificação de menção honrosa pela participação do concurso. “Por fim, as três melhores fotografias conquistarão câmeras fotográficas profissionais. O primeiro lugar, uma Canon Eos 70D; o segundo, uma Nikon D3400; e o terceiro, uma Sony DSC-H300.”

Os vencedores serão premiados no dia 10 de novembro, no Salão de Festas Solarium, no campus 2, da Unoeste, em Presidente Prudente, às 20h. Para mais informações, acesse: www.unoeste.br/premiofacoppdefotografia ou ligue no telefone 3229-2074.

Publicidade

Veja também