Famílias curtem fim das férias com as crianças

“Temos que incentivar o interesse delas pela leitura, pois, assim, não terceirizamos a educação para a televisão”, afirma a mãe Soraia

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 24/07/2018
Horário 09:45
Marcio Oliveira - Projeto Lê no Ninho, do Centro Cultural Matarazzo, promove interação dos participantes com a leitura
Marcio Oliveira - Projeto Lê no Ninho, do Centro Cultural Matarazzo, promove interação dos participantes com a leitura

As férias da criançada estão chegando ao fim, já que desde ontem as atividades voltaram ao normal para os mais de 18 mil alunos matriculados nas unidades de ensino municipal, situação que também deve ser regularizada na próxima semana na rede estadual, quando os mais de 14 mil alunos de Prudente, devem retornar às salas de aula, como noticiado por este diário. Para os pais, este período foi marcado pela oportunidade de interação com os pequenos, bem como a criação de momentos de lazer.

Antes de mostrar o que as famílias fizeram aqui em Prudente durante as férias, vale lembrar que a rede municipal de ensino iniciou o período de recesso no dia 5 de julho, que foi encerrado nesta segunda-feira. Já a rede estadual, que deve retornar na próxima segunda, começou o período de férias escolares em 28 de junho. A rede particular de ensino, por sua vez, possui um calendário individual por unidade, que varia do período que vai de 5 de julho a 1º de agosto.

Além das diversas praças espalhadas pelo município, Parque do Povo e Balneário da Amizade, o Centro Cultural Matarazzo é um dos pontos preferidos da criançada, já que conta com atividades frequentes na Biblioteca Infantil Benjamin Resende, como o projeto Lê no Ninho. Entre as famílias presentes estava a de Vagner da Silva e Carla da Silva, pais da pequena Isabela, de 2 anos. “Soubemos por meio da escola desse projeto e somos assíduos na atividade, participamos sempre que tem”, ressalta o pai.

Já Carla lembra que o encontro é de “extrema importância”, pois promove o contato da filha com a leitura, além de incentivar o bom desenvolvimento do vocabulário da pequena. “Fora a interação que temos, é um encontro muito prazeroso, pois se trata de um tempo que tiramos exclusivamente para ela”. Carla lembra que, durante o período escolar, é mais difícil participar de tais encontros, mas que, de qualquer forma, pelo menos uma vez por semana as atividades estão garantidas. “Ela ama e interage superbem”, informa a mãe.

Quem também não dispensa o encontro com o filho Francisco, de 1 ano e um mês, é a mamãe Soraia Akemi Prioste. Ela afirma que desde os seis meses de idade do pequeno essas atividades no Centro Cultural Matarazzo ocorrem com frequência, o que para ela vai além de um momento de lazer. “Temos que incentivar o interesse deles pela leitura, que é o nosso papel como pais, pois assim não terceirizamos a educação dos nossos filhos para a televisão ou para tecnologias”.

Publicidade

Veja também