Famílias de baixa renda podem solicitar parabólica digital até 30 de junho

Todo o processo, do agendamento à instalação, é de graça e assegura que cidadãos não fiquem sem sinal; atendimento é feito pela Siga Antenado

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 29/04/2025
Horário 17:19
Foto: Siga Antenado
Inscritos no CadÚnico devem procurar Siga Antenado até 30 de junho para trocar aparelho
Inscritos no CadÚnico devem procurar Siga Antenado até 30 de junho para trocar aparelho

O prazo para solicitar a troca da parabólica tradicional pela parabólica digital vai até as 20 horas (horário de Brasília) do dia 30 de junho. Famílias inscritas em programas sociais do governo federal (CadÚnico) e que assistem à TV pela parabólica tradicional têm direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital. Todo o processo, do agendamento à instalação, é de graça.

A iniciativa faz parte do programa Siga Antenado, administrado pela EAF (Entidade Administradora da Faixa), empresa não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para viabilizar a implantação do 5G no Brasil. Mais de 4,9 milhões de kits gratuitos já foram entregues em todo o país.

“O fim da parabólica tradicional já começou e quem não fizer a troca a tempo ficará sem sinal. A nova parabólica digital é a única forma de continuar assistindo à TV via satélite, com mais qualidade, som nítido e uma programação ainda mais ampla. Os agendamentos podem ser feitos até 30 de junho, às 20h, no horário de Brasília”, alerta Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado.

Vantagens da troca

Além de garantir a continuidade do sinal, a parabólica digital oferece diversos benefícios. A nova tecnologia transmite a imagem com qualidade superior, em alta definição (Full HD), e o som fica mais nítido, sem interferências. A recepção do sinal também se torna mais estável, reduzindo falhas na transmissão. Outro grande avanço é a ampliação da grade de programação, que pode alcançar 140 canais, entre regionais e nacionais.

O MCom (Ministério das Comunicações) acompanha a execução do programa e acredita que a implementação da política pública de substituição da parabólica antiga pela nova parabólica digital terá um grande impacto social no país por garantir que famílias de menor renda possam fazer essa adaptação sem custo algum.

A Anatel fiscaliza a implantação da Siga Antenado. Para o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, desligar a parabólica tradicional não é só uma mudança tecnológica, mas também um passo estratégico para o futuro do Brasil: “Liberar essa faixa de frequência é fundamental para que o 5G funcione sem interferências, levando internet ultrarrápida a todo o país. Estamos executando esse processo com planejamento e responsabilidade, para que a população faça essa adaptação sem prejuízos”.

Quem tem direito?

Para saber se tem direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital, basta procurar a Siga Antenado, por meio de seus canais de atendimento: o site www.sigaantenado.com.br e o telefone 0800 729 2404 (esse número também recebe mensagens via WhatsApp).

Publicidade

Veja também