Feijão: Começou a colheita na Alta Sorocabana

O Imparcial há 50 anos

COLUNA - O Imparcial há 50 anos

Data 10/09/2023
Horário 05:14
Com raras exceções, a colheita ainda é feita por processos arcaicos
Com raras exceções, a colheita ainda é feita por processos arcaicos

(Síntese) Admite-se que a região da Alta Sorocabana cultivou mais de 1.500 alqueires de feijão, cuja safra começou a ser feita há uma semana com resultados plenamente satisfatórios. Os preços, como todos sabem, são os mais elevados e o produto considerado indispensável em todos os lugares tornou-se escasso a ponto de ser importado dos Estados Unidos. Agora, só o bairro do Campinal, às margens do Rio Paraná, está colhendo em seus 1.000 alqueires uma média de 40 a 50 sacos por alqueire, uma produção avaliada entre 40 a 50 mil sacos. Além disso, em áreas isoladas da região de Presidente Prudente, deverão ser produzidos outros 25 mil sacos. Entretanto, com raras exceções, a colheita ainda é feita por processos arcaicos, onerando o custo de produção e reduzindo os lucros daqueles que efetivamente merecem melhor compensação financeira como retribuição pelo seu trabalho profícuo junto. (...)


Realização da exposição é da Associação Orquidófila da Alta Sorocabana

 

Exposição Orquídeas desperta interesse
(Síntese) Mais uma vez, reina, grande entusiasmo pela sexta exposição de Orquídeas de Presidente Prudente, do dia 13 a 15 de setembro às 22h. A promoção pertence à Associação Orquidófila da Alta Sorocabana e será realizada no Recinto da Exposição Regional, Agrícola e Agricultura Industrial, no Colégio São Paulo. Estarão julgando as plantas pessoas especialmente convidadas pela associação. Considera-se a orquídea como uma das plantas mais raras no mundo. Nesse gênero, o Brasil é campeão natural, possuindo em espécie 23.400 variedades naturais, não contando o cruzamento híbrido, que temos 7.200 espécies conhecidas. Contudo, existem outras na Amazônia, representando uma das grandes riquezas naturais do país. (...)


Gerca pretende, neste período de 1973-74, plantar mais 245 milhões de cafeeiros

 

Os 396 municípios paulistas que receberão financiamento do café

(Síntese) São Paulo tem 396 de seus municípios relacionados entre aqueles que podem solicitar financiamento para o plantio e formação de novas lavouras de café, bem como para mudas de boa qualidade entre as variedades de características de melhor produção. É a precisão do plano de renovação e revigoramento de cafezais do IBC Gerca, pretendendo, neste período de 1973-74, plantar mais 245 milhões de cafeeiros, que somados ao do exercício anterior, permitirá que a meta de 600 milhões de novos programados para três anos seja alcançado em dois. Banco do Brasil e Banco do Estado de São Paulo funcionarão como agentes financeiros para concessão desses financiamentos. Há 3,10 cruzeiros, CR cifrão, por cova no plantio e 0,13 cruzeiros por muda, que poderão ser solicitados por quaisquer dos municípios incluídos no plano. (...)

 


Diretor executivo da Central Globo está na cidade desde a 3ª

 

A TV Globo pode antecipar seu sinal para novembro.

(Síntese) Desde terça-feira encontra-se em nossa cidade o Sr. Ernesto Amazonas, diretor executivo da Central Globo de Expansão da Rede Globo de Televisão e na oportunidade concedeu entrevista ao nosso companheiro Barbosa da Silveira. Ele disse que vem à cidade desde meados do ano passado. A Rede Globo obteve concessão do Ministério de Comunicação, canal 10 de VHF para a cidade de Presidente Prudente. O problema que veio dificultando a instalação se rendeu a localização. Porque exige para uma perfeita transmissão um aproveitamento real de uma localização com uma característica no caso de Presidente Prudente que estavam muito limitadas, pois a cidade tem um elevado central onde se encontra o edifício Alexandre Fernandes e depois uma baixada que circunda e a localização se tornava necessariamente de ser feita nesse edifício. (...)

 

SOCIAIS

 

Festa da Cerveja – A 10ª Festa da Cerveja está empolgando a população prudentina e tudo leva a crer que se fizer uma noite de muito calor como realmente se espera, pois será às vésperas da Primavera, a presença do clube será maciça e a consumação do chopp vai bater recorde. Os canecos já foram praticamente todos vendidos. (...)

 

ESPORTES

 

Os clubes paulistas no brasileiro

(Síntese) Com exceção da Portuguesa de Desportes que jogou neste sábado diante do Olaria, todos os demais clubes paulistas estarão em ação neste domingo pelo Campeonato Brasileiro de Futebol. Todavia para o paulistano está reservado o grande clássico envolvendo as partidas do São Paulo e do Corinthians Paulista, partida que terá como palco o Estádio Municipal do Pacaembu. Ambos na rodada da última quarta-feira não conseguiram vencer, tendo o Tricolor empatado a um tento diante do Guarani em Campinas, enquanto o Alvinegro igualou-se pela mesma contagem diante do Figueirense em Santa Catarina. (...)

 

Cinema

Cine Presidente, O XERIFE DE ROCKSRING, com Richard Harison

Cine Fênix, ARMADILHA PARA UM LOBO, com Jean Paul Belmondo

Cine João Gomes, A INOCENTE FACE DO TERROR, com Diana Maldaur

 

Publicidade

Veja também