Fernando Costa propõe olhar especial à arte poética japonesa

Paredes, pátio, árvores, grades entre outros pontos da escola serviram de palco para que alunos apresentassem seus trabalhos

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 25/10/2016
Horário 08:56
 

Em sua terceira edição, o projeto Sensibilizando com o Haicai, desenvolvido pelos alunos dos 3º anos A e B do ensino médio da EE (Escola Estadual) Fernando Costa (conhecida por IE), traz um olhar especial à base da arte poética japonesa, Haicai, poema da Era Edo, que consta no conteúdo pragmático de ensino dos mesmos. Paredes, pátio, árvores, passarela de acesso, grades entre outros pontos da escola, serviram de palco para que os alunos mostrassem algo bem parecido com um evento de intervenções culturais com declamação de poesias, apresentações musicais, exposição de móbile, réplica da bandeira japonesa, máscaras entre outras atividades. Mais de 1, 5 mil alunos da unidade de ensino puderam contemplar e apreciação, na manhã de ontem.

Jornal O Imparcial Pátio se transformou em palco para declamação de poesias e música

De acordo com a professora Nilce Aparecida Moreira, idealizadora do projeto, o mesmo é uma retomada da cultura desse povo, que chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses no início do século 20 e, hoje, conta com muitos praticantes e estudiosos.

"O projeto contempla junto ao estudo do Haicai uma leitura e entendimento dos jardins japoneses. Depois de uma orientação oral e, após pesquisa os alunos tomam conhecimento da grandiosidade de sua arte e desses espaços. E, dentro das possibilidades físicas apresentam os poemas em uma sequência dos estudos em sala de aula, em que o ‘soneto e os poemas de versos livres’ já foram trabalhados", explica a professora.

Nilce que é pós-graduada em Literatura pela Unicamp (Universidade de Campinas) tem coordenado e dirigido o trabalho das turmas e diz que vem se surpreendendo com a criatividade e envolvimento dos alunos. "Uma das salas montou uma visão diferente, materializando o Haicai, usando meios da tecnologia e materiais recicláveis. Outra colocou nas grades do colégio bexigas verdes e pretas e dentro delas os poemas. Fico feliz com a criatividade", destaca a professora.

 

Resultados

Henrique Lucas Pantarotto, 17 anos, do 3º B, explica a ideia da sua turma. "Pensamos em introduzir um pouco da cultura japonesa dentro do cotidiano da nossa escola. Fizemos então uma árvore com flores simbolizando a espiritualidade que o Japão tenta trazer com o Haicai. E também um templo como uma porta de entrada para esse universo que estamos apresentando. Particularmente, adorei o trabalho", salientou o aluno.

Caio Eiji Uematso, 17 anos é um dos integrantes do 3º A, qual trabalhou recicláveis com sua sala. "Pegamos garrafas pet e no fundo e na tampa delas fizemos umas flores. Esse projeto é maravilhoso mostra um pouco da cultura oriental e no meu caso, eu que sou descendente de japonese, me sinto ainda mais gratificado divulgando a cultura do meu povo", denota Caio.

 

Haicai


A professora explica que diferente do Brasil, no Japão e em vários países do mundo o poema é conhecido como Haiku. Eles possuem estrutura e técnica diferentes das que convencionalmente são conhecidas.

Os temas são extraídos, talvez, da fugacidade das coisas, bem como de elementos da natureza. No Brasil temos representantes importantes como: Vinicius de Moraes, Guilherme de Almeida, Paulo Leminski, Olga Savary, Mário Quintana, Fernando Pessoa. "Poetando um Haicai de Millôr Fernandes: ‘Nos dias quotidiano é que se passam os anos’", expõe Nilce.

Com o significado de brincadeira e harmonia, o Haicai possui como característica três versos, sendo que o primeiro e o terceiro são pentassílabos, onde são expostos por meio de bilhetes, tsurus (ave sagrada do Japão, símbolo da saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna) e cartazes, além de letras musicais e pinturas contendo as cores da cultura nipônica.

 
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