Festa de Santo Expedito espera reunir 40 mil fiéis

Comunidade católica local se mistura a pessoas de todos os Estados brasileiros e até de países vizinhos, para homenagens

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 17/04/2015
Horário 10:38
 

O município de Santo Expedito está empenhado nos preparativos para receber milhares de católicos durante as comemorações do dia de seu padroeiro e festejos do aniversário da cidade, neste domingo. Anualmente, a comunidade católica local se mistura a fiéis de todos os Estados brasileiros e até de países vizinhos, como Argentina e Paraguai, para prestar homenagens, nestes dias, ao santo das causas urgentes. De acordo com padre Umberto Laércio Bastos de Souza, 40 mil pessoas devem passar pela cidade durante as festividades.

Na programação da data, às 10h, será celebrada na Praça da Matriz, missa campal em ação de graças aos 57 anos da cidade. Às 11h30, terá a tradicional cavalgada, com cerca de 1,5 mil cavaleiros e amazonas, 18ª romaria de cavaleiros, que percorrerá do km 30 até chegar à cidade. Ao meio-dia, almoço em várias barracas de comidas típicas.

Às 14h, show com Osmar Veronese; às 15h, missa em louvor ao padroeiro, também na praça; e às 20h, grande show de aniversário com o padre sertanejo, Alessandro Campos.

No dia 21, feriado nacional de Tiradentes, serão três solenidades litúrgicas na igreja matriz: às 10h, 15h e às 19h30. A novena a Santo Expedito, que iniciou no dia 10 de abril, cada dia com um tema diferente, encerra amanhã, às 19h30, abordando os "romeiros".

 

Santuário


O padre diz que vale lembrar fiéis e devotos que toda a renda obtida nos eventos é para a conclusão da construção do santuário da cidade. E uma das formas de ajuda ainda é adquirir, contribuir com um metro quadrado (m²) em dez parcelas de R$ 35. "Seu nome será perenizado na gruta do santuário, onde rezaremos sempre por você e sua família. Você faz parte dessa obra", explica padre Umberto.

Segundo o religioso, a festa ajuda na divulgação do santuário, e na importância do santo que as pessoas dedicam tanto amor. "Ele era um soldado, que nasceu na Armênia 303 DC e por estender a bandeira da paz e propagar o nome de Jesus foi martirizado, decapitado pelos imperadores. Ele derramou seu sangue por Cristo e por isso é o santo do hoje, do agora, porque deixou tudo para traz por Nosso Senhor, pagando com a própria vida", frisa o padre.

 

Mais festa


Em maio, tem mais festa na cidade e na programação, no sábado (2), terá santa missa às 19h30 e, logo após, a tradicional quermesse e leilão de gado no recinto do santuário. No domingo (03), tem Santa Missa do Romeiro e continuidade da quermesse. Às 11h30, ocorre o tradicional almoço com roda de viola com violeiros de toda a região. No cardápio, porco no tacho, yakissoba, entre outros pratos.

Às 13h, inicia o leilão e, às 18h, será sorteado um fusca, da cartela que está sendo vendida a R$ 10, na secretaria do santuário em Santo Expedito, e em Presidente Prudente, na praça da Catedral de São Sebastião; nas livrarias A Católica e Caminho, e na Rádio Onda Viva.

 

saiba mais

ORAÇÃO DO SANTO EXPEDITO


Meu Santo Expedito, das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito, Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santos dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas Urgentes, proteja-me; ajudam-me; dai-me forças, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido (faça o seu pedido) Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar. Proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência, devolvendo-me a paz e a tranqüilidade, ó meu Santo Expedito, vos serei grato pelo resto de minha Vida e levarei seu nome a todos que têm fé.

 

serviço


AOS INTERESSADOS


O Santuário Diocesano de Santo Expedito fica na Avenida Barão do Rio Branco, 529, no centro. Mais informações pelo telefone (18) 3267-1177.

 
Publicidade

Veja também