Festa do Padroeiro Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 27/04/2021
Horário 03:55
Foto: Cedida
Um dos grupos de ciclistas recebidos pelo padre Umberto
Um dos grupos de ciclistas recebidos pelo padre Umberto

Segundo o padre Umberto Bastos, reitor do Santuário de Santo Expedito, o ano de 2021 não foi muito diferente de 2020, em virtude da comemoração da Festa do Padroeiro Santo Expedito, reflexo da pandemia do coronavírus. “Houve uma pequena mudança, graças a Deus para melhor, pois no ano passado celebramos somente online. Naquela oportunidade não houve nenhuma visitação ao santuário”, comenta o religioso.

LIBERAÇÃO
No dia 18 de abril, por força dos decretos municipal e estadual foi liberada a participação dos devotos para 25% da capacidade da igreja, nas missas presenciais. O que caracterizou como uma bênção.

IGREJA ABERTA
A igreja ficou sempre aberta para visitação diuturnamente da imagem oficial de Santo Expedito. Ao longo da noite, vários grupos adentraram a igreja para as suas preces, visitas e orações ao santo da última hora. Vieram grupos, dentre outros, de Presidente Prudente, Presidente Bernardes, Flora Rica, Alfredo Marcondes, Flórida Paulista e muitas cidades da Alta Paulista.

DESEJO DE VOLTAR
Os peregrinos que passavam diante da imagem manifestavam a ansiedade em voltar a participar dos festejos alusivos a Santo Expedito, tão logo a situação volte ao normal.

OBSERVAÇÕES
Como sacerdote, presenciei no olhar de muitos devotos o propósito de agradecer a Deus pelas graças alcançadas, e também rezaram pedindo pela intercessão de Santo Expedito pelo fim da pandemia. Outros tantos agradeciam a Deus pela recuperação de alguém próximo pela recuperação da Covid-19, e outros fizeram o propósito para a recuperação daqueles que estão internados nos hospitais.

O PRIMEIRO
No sábado, mesmo diante da pandemia, fiéis de Presidente Bernardes chegaram a Santo Expedito numa caminhada. O grupo era composto por cerca de 30 pessoas que foram agradecer por graças alcançadas. Fizeram questão de registrar a passagem à cidade, em fotos em frente à igreja e também em seu interior. Cumpriram os protocolos, especialmente com uso de máscaras.
  
REDES SOCIAIS 
Todas as celebrações ocorridas pelas festividades de Santo Expedito foram transmitidas pelas redes sociais da paróquia. Alguns fiéis ficaram do lado de fora da igreja, mas puderam assistir as celebrações pelo celular, já que o Facebook da paróquia de Santo Expedito foi bem acessado.

CICLISTAS
Em caminhadas de pequenos grupos, ou de carro, alguns romeiros optaram pelo ciclismo. Fiéis amantes do pedal, também estiveram na cidade e foram recebidos pelo padre Umberto, o que fez com todos os grupos que chegaram na cidade. 

VISITAR OBRAS
Os peregrinos de Santo Expedito tiveram interesse muito grande em visitar as obras do santuário, que está com sua construção em andamento, embora prejudicada pela falta de recurso por conta do momento que estamos vivendo, mas ficaram felizes com o andamento da obra, sobretudo aqueles que há muito tempo não vinham a Santo Expedito.

CUIDADOS
Segundo os organizadores, passaram pela cidade nos dias das celebrações cerca de 2 mil peregrinos. Tiveram o cuidado em observar as orientações da Vigilância Sanitária, usando máscaras, álcool em gel, e, sobretudo, o distanciamento social.

A FORÇA DA CAMINHADA
É um trabalho bendito
Pra agradecer todas graças
Por meio de Santo Expedito.
                          (José Costa)

Publicidade

Veja também