Festival de Capoeira em Casa está com inscrições abertas

Interessados deverão realizar o cadastro gratuito até esta quinta-feira, no site culturapp.com.br; evento será transmitido on-line no dia 22 deste mês

Esportes - WEVERSON NASCIMENTO

Data 12/08/2020
Horário 09:00
Freepik - Festival deve reunir 40 capoeiristas de Presidente Prudente
Freepik - Festival deve reunir 40 capoeiristas de Presidente Prudente

A capoeira se encaixa atualmente em diversos espaços, seja na arte ou esporte, a cultura genuinamente brasileira cresce a cada ano. Hoje, desde crianças até adultos praticam o esporte mantenedor de postura e educação. Visando estes apaixonados e adeptos, ontem, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente deu início ao processo seletivo que irá selecionar capoeiristas para o Festival de Capoeira em Casa. Os interessados deverão realizar a inscrição gratuita até esta quinta-feira no site culturapp.com.br. O regulamento prevê que 40 profissionais do segmento receberão um cachê artístico cultural de R$ 200 cada. 
Conforme o titular da Secult, Paulo Silvio da Costa Sanches, o festival tem o intuito de resgatar as tradições da capoeira, promovendo a cultura popular e as suas manifestações como a musicalidade, o jogo, a dança e a sua arte. “Além disso, o projeto busca fomentar o trabalho dos profissionais da capoeira da nossa cidade que também sofrem com os impactos da pandemia da Covid-19”, explica.
Neste período, o recurso de transmissão ao vivo tem sido um suporte para diversos profissionais que vivem da arte. “O Dia da Capoeira foi comemorado no dia 3 de agosto. Essa data, portanto, nos motivou a realizar o Festival de Capoeira em Casa, que será no dia 22 de agosto, Dia do Folclore Brasileiro”.

Programação do festival

Para participar, basta ter 18 anos, preencher a ficha de inscrição disponível no site da secretaria e enviar a cópia do RG e do CPF do proponente responsável; cópia do comprovante de endereço; e o currículo artístico que comprove atuação mínima de dois anos na área. Podem se inscrever profissionais da capoeira de Prudente, que sejam mestres, contramestre, professores e/ou instrutores. A lista com os capoeiristas selecionados será divulgada até o dia 14 de agosto, nas redes sociais da Secult. 
O festival será dividido em três etapas: 16h às 17h – musicalidade e palestras; das 17h às 18h – prática com apresentações de solo e duplas; e das 18h às 19h – apresentações livres. 

SERVIÇO
As inscrições gratuitas seguem até amanhã, no site culturapp.com.br. O Festival de Capoeira em Casa, que será transmitido ao vivo por meio da plataforma do Facebook/culturaemprudente, ocorre no dia 22 deste mês, a partir das 16h, no Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa – Centro Cultural Matarazzo


 

Publicidade

Veja também