Festival de curtas-metragens produzidos por crianças ocorre nesta sexta-feira

Alunos do 5º ano B da Escola Odette Duarte da Costa participam da ação supervisionada por acadêmicos de Jornalismo

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 09/11/2016
Horário 08:48
 

Estreia nesta sexta-feira o 1º Festival de Curtas-metragens com vídeos elaborados por alunos do 5º ano B da Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa, de Presidente Prudente. O evento contará com a participação da comunidade escolar e jornalistas convidados. O projeto intitulado "Oficina animAÇÃO" teve início há três meses e foi supervisionado pelos graduandos do curso de Jornalismo Gabriel Mota, Gabriela Leal, Isabelle Garcia, João Pedro Rossini, Murilo Oliveira e Roberto Kawasaki da Facopp (Faculdade de Comunicação Social Jornalista Roberto Marinho de Presidente Prudente) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), orientados pela professora doutora Thaisa Bacco. Durante esse período, as crianças trabalharam com a linguagem do cinema e tiveram contato com equipamentos audiovisuais.

Jornal O Imparcial As crianças trabalharam com temas voltados para as disciplinas em sala de aula

As crianças, que possuem idade entre 10 e 11 anos, trabalharam com temas voltados para as disciplinas em sala de aula. Os temas dos cinco curtas-metragens são: "As Cores Super D+", "A História do Basquete", "A Regra do Três", "Bob, o Cãozinho" e "O Tubarão Branco".

Durante as gravações, eles mostraram interesse na produção do audiovisual. Para João Paulo Martins, que trabalhou com a disciplina de Matemática, "o mais legal foi na hora de pintar as maçãs e gravar". A professora Roberta Barcellos afirma que ficou surpresa com a participação dos alunos. "Foram além. Eu achei que se empenharam bastante", diz.

Para a orientadora pedagógica da escola, Jaqueline Macedo, o projeto levantou a autoestima das crianças e fez com que elas se tornassem mais participativas durante as aulas. "Temos alunos naquela sala com bastante dificuldades e com a oficina, apesar de não trabalhar com a parte escrita, foi um avanço enorme no aprendizado deles", afirma.

O desenvolvimento da "Oficina animAÇÃO" na unidade escolar trouxe a chance de a escola ser reconhecida em outros bairros. Segundo a diretora da instituição, Sirlei Oliveira, "a visibilidade do trabalho é sempre boa para a criança, porque ela é valorizada, para o professor porque houve um investimento da dedicação, o compromisso no processo do projeto".  E finaliza dizendo que "a visibilidade sempre vai trazer o valor do trabalho, isso é legal".

Os filmes, montados em stop motion fazem parte de um projeto de estudantes de Jornalismo. Stop Motion (que pode ser traduzido como "movimento parado"), é uma técnica de animação onde os objetos são fotografados quadro a quadro para simular o seu movimento.

 

 

Serviço


O Festival de Curtas-metragens será na sexta-feira, na Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa, às 19h. A unidade está localizada à Rua Antônio Modaeli, 131 – Jardim Morada do Sol. Na manhã do mesmo dia, o resultado final será apresentado em Banca Examinadora na universidade.

 
Publicidade

Veja também