Festival de Pipas fomenta resgate de cultura

Este é o 29º ano em que milhares de pessoas entre crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais se juntam num mesmo lugar e, se divertem durante toda uma manhã.

Esportes - Oslaine Silva

Data 15/08/2014
Horário 08:41
 

Com a tecnologia cada vez mais avançada e com aparelhos eletrônicos e brinquedos que atraem a atenção das crianças, como videogames, tablets e telefones celulares cada vez mais modernos, com diversos jogos, ainda existem crianças que gostam das brincadeiras infantis de antigamente. Quem não se lembra da amarelinha, carrinho de rolimã, peteca, pique-esconde e, principalmente da pipa? E é com o objetivo de fomentar esse resgate de uma diversão que atravessa gerações, que O Imparcialem parceria com a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) e Prefeitura de Presidente Prudente, promove neste domingo mais uma edição do Festival de Pipas Raul Albieri.

Jornal O Imparcial Pedagoga diz que pipa no céu proporciona múltiplas sensações

Este é o 29º ano em que milhares de pessoas entre crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais se juntam num mesmo lugar e, se divertem durante toda uma manhã. A atividade será mais uma vez realizada no campo de futebol da FCT/Unesp, em Presidente Prudente, a partir das 9h. O tema desta edição será Patrimônios Históricos do Brasil.

Simone Tomiazzi, pedagoga do Departamento de Proteção Básica da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), ressalta a importância do festival enquanto resgate de uma das brincadeiras mais antigas, "soltar pipa". "Percebo no cotidiano, tanto pessoal como profissional, que a tecnologia é importante sim, mas não é capaz de proporcionar a riqueza de experiências e, a sociabilidade que as brincadeiras tradicionais causam. Isso, principalmente, às crianças menores que têm um mundo a explorar. O festival proporciona isso", enfatiza a pedagoga.

Ela explica que existe uma contribuição importante na realização de cada um dos jogos e brinquedos citados, além de muita alegria e diversão. E todas estão relacionadas às oportunidades de vivências diferenciadas que proporcionam desde a construção até a brincadeira/jogo de fato.

 

Envolvimento especial


Tomiazzi descreve estas brincadeiras como um processo rico em aprendizagem e trocas, que contribuem com o desenvolvimento de diferentes aspectos humanos como o cognitivo, motor, social e afetivo. E cita como exemplo que ao confeccionar uma pipa, individualmente ou em grupo, a criança se vê envolvida num ambiente que proporciona raciocínio, interação/negociação, escolhas e expectativas.

Ao brincar, soltar a pipa, a experiência se amplia no correr, ver seu brinquedo funcionar, comentar com outros seu sucesso, entre outros sentidos. "A pipa no céu proporciona múltiplas sensações como alegria, satisfação, liberdade, interação e companheirismo com outras crianças", acentua a profissional.

E complementa com um "conselho": "Quando os pais se envolvem em ações como essa, o processo é ‘enriquecido’ podendo proporcionar o fortalecimento de vínculos afetivos, companheirismo, confiança e o compartilhar de sorrisos. É um momento especial!", exclama a pedagoga.

 

 

SAIBA MAIS

APOIADORES

O Festival de Pipas Raul Albieri conta mais uma vez com diversos patrocinadores, alguns que já caminham desde outras edições, e outros ingressando neste ano. São eles: prefeitura, através da Secult e da Semepp (secretarias municipais de Cultura e Esportes, respectivamente); FCT/Unesp; Porto Seguro, Lince Corretora de Seguros, 98 FM, Uepa Sorvetes, panificadora e confeitaria Chantilly, Caiuá Distribuição de Energia S/A/Grupo Energisa, Bebidas Funada, Vidro Curvo, Alimentos Wilson, Cultura Inglesa, PB Lopes, Andorinha, Multsinais Comunicação Visual, Audi Comunicação, RG Mídia, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra.
Publicidade

Veja também