Festival de Pipas reúne 5 mil participantes e une famílias em PP

Como filho, sou eternamente grato por essa homenagem, pois sinto como se meu pai estivesse entre nós", cita João Carlos Albieri, 66.

Esportes - Jean Ramalho

Data 19/08/2014
Horário 07:49
 

Naturalmente azul, o céu de Presidente Prudente ganhou um colorido todo especial na manhã de anteontem. Sob o tema Patrimônios Históricos do Brasil, a 29ª edição do Festival de Pipas Raul Albieri atraiu 5 mil pessoas ao campo de futebol da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), que acordaram cedo com a proposta de enfeitar o firmamento prudentino, bem como passar momentos de lazer em família. No total, o evento contabilizou, segundo a organização, 268 inscrições nas disputas em quatro categorias: maior pipa, mais criativa, temática e destaque especial.

Jornal O Imparcial Na mais criativa, os três primeiros colocados recebem suas premiações no palco da FCT/Unesp

Com o vento favorável e o clima propenso, cinco mil pessoas de diversas cidades do Estado de São Paulo, como também de Estados vizinhos, estiveram no festival, seja para empinar suas pipas, ou apenas admirar e fotografar os brinquedos. Entre os presentes, o filho do senhor Raul Albieri, patrono do evento, dizia que podia sentir a presença do pai, já falecido, em cada pipa que subia ao céu.

"Meu pai sempre foi um homem simples, que adorava todo esse ambiente com a presença de muitas crianças. Durante o tempo que ele viveu, o prazer dele era estar em meio às crianças e a família. Como filho, sou eternamente grato por essa homenagem, pois sinto como se meu pai estivesse entre nós", cita João Carlos Albieri, 66.

Premiado na categoria destaque especial, com uma pipa em forma de gaiola, o tecnólogo Gutemberg da Silva, 43, veio da capital paulista, com um grupo de amigos para participar do festival. "Fazemos parte da equipe Ventania e percorremos o Estado para participar de eventos com nossas pipas. Nossa intenção não é nem ganhar prêmios, mas sim levar uma mensagem através da nossa arte", conta o tecnólogo.

O paulistano relata ainda que levou em torno de 15 dias para concluir sua pipa e disse que procurou dar um caráter socioambiental ao brinquedo. "O objetivo foi deixá-la o mais parecido possível com uma gaiola, mas dar também o ar de liberdade. Tanto que, gaiola fica sempre aberta para que os pássaros possam voar livremente na natureza", descreve.

 

Ideia lançada

Com uma pipa que propagou a importância de se adotar um animal de estimação, a coordenadora de eventos Simone Nogueira também afirma que não se importa com a premiação, mas sim com a conscientização acerca do tema escolhido. "Gosto muito de animais, sou uma ativista da causa pela adoção de animais abandonados, portanto isso facilitou para a elaboração da pipa. Consegui juntar a diversão com a divulgação de uma ideia", ressalta.

Quase 20 anos depois de participar pela primeira vez do festival, o construtor prudentino Geraldo Julho Filho, 51, apresentou um protótipo semelhante ao famigerado avião 14 Bis, construído por Santos Dumont. "Quando participei pela primeira vez do evento minha filha era pequena, agora ela quis participar novamente e resolvemos fazer nossa pipa. É sempre bom reunirmos a família e estreitar os laços entre pais e filhos. É um dia para se divertir e interagir com os entes queridos", comenta.

 

Premiação diferenciada

Assim como em todas as edições anteriores, o ponto alto do festival foi a premiação para os autores das maiores pipas, as mais criativas e as que mais se adequaram ao tema Patrimônios Históricos do Brasil, além da destaque especial.

Com uma pipa de 62,18 m², Antônio Vinícius Correia assegurou o primeiro lugar entre as maiores. O participante foi seguido por Eduardo Fabrício, com uma pipa de 12,26 m² e Daniel Júnior, que confeccionou um brinquedo de 7,83 m².

Na categoria temática, Edson Rodrigues de Lima levou o prêmio principal com uma pipa estrela com detalhes dos patrimônios históricos do Brasil, enquanto Matheus Voltarelli veio em segundo, com o Cristo Redentor, e Luis Massato Kaneko ficou em terceiro, com a pipa denominada esculturas de Brasília. Simone Nogueira levou o troféu de primeiro lugar na mais criativa, com sua pipa "adote um animal". Ananias José da Silva terminou na segunda posição, seguido por Ricardo Dospir, com a pipa flor.

Para Ronaldo Macedo e Carlos Francisco Freixo, jurados do evento, a qualidade e a beleza dos brinquedos se supera a cada ano. "A cada edição vemos uma melhoria na qualidade das pipas. Principalmente no quesito criatividade e originalidade. Claro que sempre podemos melhorar, mas tem sido muito positivo a proposta apresentada pelos participantes", analisa a dupla.

Deodato da Silva, diretor administrativo de O Imparcial, enalteceu o apoio oferecido pelos parceiros e o "indispensável serviço dos voluntários". "O Festival de Pipas Raul Albieri, a cada ano, nos surpreende, tanto no número de competidores, como na alegria do público que sempre comparece. É uma típica festa da família", resume.

O tradicional evento integra os calendários de festividades do município e turístico do Estado de São Paulo (Lei 13.012 de 2008). O radialista Ananias Pinheiro e os locutores da 98 FM, Fernando Barros e Luciano Reis, animaram o público presente. Os melhores colocados ganharam bicicletas, kits da Alimentos Wilson, troféus e os campeões uma passagem de ida e volta da Andorinha com destino até 600 km (quilômetros). O evento foi organizado pelo jornal O Imparcial em parceria com a FCT/Unesp e Prefeitura de Prudente.

 

 

SAIBA MAIS

APOIADORES

O Festival de Pipas Raul Albieri contou mais uma vez com diversos patrocinadores, alguns que já caminham desde outras edições, e outros que ingressaram neste ano. São eles: prefeitura, através da Secult e da Semepp (secretarias municipais de Cultura e Esportes, respectivamente); FCT/Unesp; Porto Seguro, Lince Corretora de Seguros, 98 FM, Uepa Sorvetes, panificadora e confeitaria Chantilly, Caiuá Distribuição de Energia S/A/Grupo Energisa, Bebidas Funada, Vidro Curvo, Alimentos Wilson, Cultura Inglesa, PB Lopes, Andorinha, Multsinais Comunicação Visual, Audi Comunicação, RG Mídia, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra.

 

Vencedores *

Categoria maior pipa

1º Antônio Vinícius Correia – 62,18 m²

2º Eduardo Fabrício – 12,26 m²

3º Daniel Júnior – 7,83 m²

 

Categoria temática


1º Edson Rodrigues de Lima (Estrelas com detalhes de patrimônios)

2º Matheus Voltarelli (Cristo Redentor)

3º Luis Massato Kaneko (Esculturas de Brasília)

 

Categoria mais criativa


1º Simone Nogueira (Adote um animal)

2º Ananias José da Silva (Carambola)

3º Ricardo Dospir (Pipa flor)

 

Destaque especial


1º Gutemberg da Silva (Gaiola)

 

* Fonte: Comissão Organizadora
Publicidade

Veja também