Filme do centenário "nasce" para que bons frutos sejam colhidos

EDITORIAL -

Data 11/06/2017
Horário 15:16

O filho nasceu. “Histórias & Estórias – Cem Anos de Presidente Prudente” está pronto e já foi exibido por algumas vezes para centenas de pessoas. Três anos de pesquisas, estudos a fundo, visitas em diversos locais, entrevistas com muitas pessoas ligadas à história da cidade. Cenas e “takes” feitos em solo prudentino, bem como em outras localidades. Todo este trabalho para poder contar a história da maneira mais real possível. Recontar aquilo que foi vivido por aqui. Como começou. Tudo narrado em pouco mais de uma hora, na visão do ator e cineasta Vicentini Gomez, que mergulhou na “nascente” de Presidente Prudente.
E, geralmente, quando um filho nasce, os pais querem que ele deixe sua marca aqui na Terra, colha bons frutos e semeie o bem. É o que todos os envolvidos com este longa-metragem deseja. Que seja um filme que espalhe a história de Presidente Prudente, que dê a oportunidade de tantas outras serem contadas de maneira mais detalhada. Que aguce a curiosidade dos pequenos e que eles possam refletir como tudo começou nesta cidade. O filme está aí. À disposição de quem quer saber sua origem. O que aconteceu para chegar até os dias de hoje. As brigas, os desentendimentos, as conquistas, as vitórias, as lutas. Uma terra desbravada há 100 anos e agora, é possível viajar no tempo e se sentir um pouco “fundador” da capital do oeste paulista.
Anos de pesquisas para compilar em minutos uma história tão linda, de uma cidade sempre pronta para se desenvolver. Uma oportunidade da população de Presidente Prudente assistir a própria história. De receber a visita, cem anos depois, dos bravos coronéis, Marcondes e Goulart. Além disso, foi a chance de tantos atores prudentinos experimentarem a dose de atuar para o cinema, ao lado de renomes que embarcaram neste projeto.
É essencial que as crianças cresçam com esta oportunidade que os mais maduros não tiveram. De poder ver nas telonas a história do seu município. Imaginar como foi que as coisas aconteceram e se sentir parte da história. Presidente Prudente não para e preste a completar seu primeiro centenário, disponibiliza mais esta obra. Um marco ao município. Um presente para todos nós.

Veja também