Fim do recesso

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 31/07/2022
Horário 05:12

O recesso parlamentar da Câmara Municipal de Vereadores de Presidente Prudente termina amanhã. Para a primeira sessão ordinária pós-intervalo das atividades em plenário constam na pauta 83 requerimentos, 55 indicações e cinco moções. 

HORÁRIO HABITUAL 
A sessão de amanhã será no horário habitual das 20h, com transmissão pelo canal TV Câmara de Presidente Prudente no YouTube. A presença de público na galeria vem sendo permitida desde o final do isolamento social por causa do coronavírus.

PRIMEIROS-SOCORROS 
Dentre os requerimentos, o vereador Mauro Neves (Podemos) atende as reclamações de pais sobre a falta de kits de primeiros-socorros nas escolas de rede municipal de ensino e solicita do prefeito Ed Thomas (PSB) que determine providências.

SEGUNDO OS PAIS 
No documento formalizado pelo vereador consta que, segundo os pais, muitas vezes as crianças se machucam e é preciso fazer a higiene no local e o curativo, mas não existem os materiais necessários nas escolas.

DO PRÓPRIO BOLSO 
Diz ainda o documento, que faz novamente referência aos pais, que em algumas unidades de ensino são os funcionários que compram esses materiais, mas sem ressarcimento por parte do município.

GRANDE REDE 
Conforme sugestão do vereador, cada kit de materiais de primeiros-socorros deve conter gaze, algodão, soro fisiológico e esparadrapo. São 64 escolas que formam a rede e que atendem cerca de 19 mil alunos. 

CONGRATULAÇÕES 
A maioria dos requerimentos versa sobre congratulações pessoais e empresariais, sendo ainda que boa parte solicita da administração municipal serviços de manutenção de ruas, escolas e iluminação. 

QUADRO DO MAGISTÉRIO 
Dentre as indicações, o vereador Demerson da Saúde (PSB) solicita do prefeito, através do setor competente, que determine o encaminhamento à Câmara Municipal do projeto de lei que dispõe sobre a atualização de salários do quadro do magistério.

CONFORME A LEI 
O vereador cita a legislação sobre vencimento inicial da carreira e sobre o reajuste do piso em 33,24%, conforme portaria interministerial. Pede que seja cumprida a lei e corrigida a defasagem desde 2020, com a concessão de 15% de atualização. 

PROMOTOR DE JUSTIÇA 
Uma das moções de aplausos é para Bruno Beraldo pela aprovação no Ministério Público de Goiás; filho do juiz Darci Lopes Beraldo. A moção é de iniciativa do vereador William Leite (MDB).

PROPAGANDA POLÍTICA 
Nesta última semana, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) confirmou liminar sobre propaganda política antecipada do pré-candidato a deputado federal Carlos Alberto Cunha, mais conhecido com Delegado Cunha (PP). 

RETIRADA E MULTA 
A publicação de vídeo Operação Caieiras em seu canal no YouTube, que alcançou 139,1 mil visualizações e obteve 12 mil curtidas, resultou, além da retirada da veiculação, em multa de R$ 5 mil.

Publicidade

Veja também