Fiscalização com drone mostra piscina sem manutenção em imóvel de Prudente

Realizada nesta sexta, ação conjunta recorreu ao uso da tecnologia para conseguir vistoriar locais onde agentes da Vigilância Epidemiológica não têm acesso

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/02/2024
Horário 17:43
Foto: Divulgação/Prefeitura
Imagem feita com drone mostra situação de imóvel onde VEM não consegue adentrar
Imagem feita com drone mostra situação de imóvel onde VEM não consegue adentrar

Em Presidente Prudente, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) e a Defesa Civil, em ação conjunta realizada nesta sexta-feira, vistoriaram com o uso de drone quatro imóveis fechados, alvos de denúncias recorrentes, com a finalidade de identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. De acordo com a Vigilância, dos quatro inspecionados neste primeiro momento, dois possuíam piscina, ambas sem manutenção e uma delas bastante suja. Já nos outros dois, foram encontrados mato e sinais de falta de conservação. 

Os imóveis foram previamente selecionados de acordo com registros e denúncias recebidas pela VEM, conforme explica a supervisora do órgão, Elaine Bertacco. “São locais que que já haviam sido visitados inúmeras vezes pelos agentes, sempre fechados e sem possiblidades de serem vistoriados, além dos registros de denúncias de moradores vizinhos”, expõe.

Os proprietários serão notificados e será realizada mais uma tentativa de adentrar nesses locais, a fim de que seus donos se responsabilizem pela conservação. Caso não sejam encontrados, será efetuado o auto de infração. 

Conforme o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Breno Erbella Casari, caso necessário, a Sesau pedirá auxílio à Justiça, via MPE (Ministério Público Estadual), para que seja possível o acesso a esse tipo de imóvel, já que se trata de caso de saúde pública. 

“Dengue deve ser prevenida diariamente, é um combate contínuo, que necessita da colaboração e participação de todos”, afirmou o secretário. 

Rodrigo Turella, coordenador da Semob e responsável pela operação do drone, explicou que a parceria surgiu da necessidade da Vigilância Epidemiológica e da Defesa Civil em realizar as fiscalizações em locais de difícil acesso. 

“A Semob foi parceira da ação diante da dificuldade do acesso a esses lugares e da impossibilidade de se adentrar sem a autorização. A tecnologia disponível na secretaria, que habitualmente utilizamos para mapeamento e estudos da mobilidade, hoje colaborou com o combate à dengue”, afirmou Rodrigo. 

Segundo Elaine, as equipes avaliarão o material coletado na ação desta sexta-feira e também considerarão próximas vistorias com a tecnologia.

Foto: Divulgação/Prefeitura - Ação foi realizada nesta sexta-feira 

Publicidade

Veja também