FNL invade fazenda em Marabá

REGIÃO - Bruno Saia

Data 26/06/2015
Horário 09:58
 

Cerca de 70 trabalhadores rurais invadiram, na tarde de ontem, por volta das 14h, a Fazenda Floresta, a cerca de 10 km de Marabá Paulista. De acordo com Edna Maria Torriani, representante da FNL (Frente Nacional de Luta Campo e Cidade), grupo do qual fazem parte os agricultores, não houve nenhum tipo de confronto por conta da ação. "A entrada foi pacífica e eles nos receberam muito bem", conta. "Um funcionário veio conversar com a gente, entendeu a situação e até abriu o portão para a gente entrar", conta a militante.

Ainda de acordo com Torriani, o objetivo de grupo, que é composto por homens, mulheres e crianças, é pressionar os governos estadual e federal pela reforma agrária. "Caso saia o pedido de reintegração de posse, nós deixamos a terra, mas nossa intenção é sair daqui só quando tivermos nossos próprios lotes para trabalhar", completa.

 

Itesp e Incra


O Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) informa que a Fazenda Floresta é objeto do convênio de reversão de terras públicas firmado com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em fevereiro de 2014. "O instituto informa que, por meio deste convênio, no valor de R$ 56 milhões, será possível destinar cerca de 18 mil hectares de terras à reforma agrária na região", destaca o órgão.

Questionado, o Incra relata que ainda não teve conhecimento sobre a invasão em Marabá Paulista, porém, confirma o convênio firmado com o Itesp e aponta que "a obtenção de terras por meio deste convênio depende primordialmente do interesse dos proprietários das áreas em litígio, em firmar acordos financeiros para a destinação de suas terras à reforma agrária".

Além disso, o órgão federal aponta que o Itesp já apresentou duas propostas e que um dos imóveis já teve pagamento liberado e o outro encontra-se em fase de conclusão de análise. Sobre as referidas propriedades, o Itesp ainda ressalta que "o recurso para arrecadação de uma delas, no valor de R$ 2.384.153,34, foi disponibilizado no Siconv ". "O depósito judicial já foi efetuado e o Itesp aguarda cumprimento do mandado judicial para imissão na posse", acrescenta a fundação.
Publicidade

Veja também