Uma força-tarefa para fiscalização de estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis e sucatas foi realizada nesta quarta-feira, em Dracena, pelas Polícia Civil e Militar, em conjunto com o Setor de Fiscalização Tributária da Prefeitura e a Vigilância Sanitária. Durante a ação, cinco estabelecimentos foram inspecionados, e diversos objetos com “fortes indícios” de terem sido furtados foram apreendidos com um casal.
“O objetivo inicial foi orientar e conscientizar comerciantes sobre os riscos de adquirir materiais de procedência ilícita, especialmente fios de cobre, constantemente alvo de furtos devido ao alto valor de revenda”, detalha a Polícia Civil.
Nas empresas visitadas, os proprietários foram alertados sobre a receptação de materiais furtados de espaços públicos e privados, como cabos de energia elétrica, grades, tampas de ferro, portões, lixeiras e ornamentos metálicos. “A Polícia Civil reforça que a receptação fomenta a prática de furtos e causa prejuízos à coletividade. A população pode colaborar denunciando atividades suspeitas por meio dos telefones 197 (Polícia Civil) e 190 (Polícia Militar)”, destaca o órgão investigativo.