Fórum sobre meio ambiente encerra nesta sexta

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 19/05/2017
Horário 10:09

O 4º Fórum Nacional de Meio Ambiente encerra hoje no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, abordando o tema "Sociedade Vulnerável", que discute o esgotamento dos recursos naturais e a ação da espécie humana. A relação do homem com os animais e seu hábitat e a transformação da conservação ambiental em um negócio sustentável estão entre os temas tratados no evento, que teve início na noite de ontem.

A programação foi aberta pelo prefeito de Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PTB), que atuou como vice-presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e como promotor de Justiça do Meio Ambiente. Também participaram do primeiro dia o promotor de Justiça, Marcos Akira Mizusaki, o advogado e procurador de Justiça aposentado, Édis Milaré, e o jurista e professor Luiz Flávio Gomes.

Jornal O Imparcial 4º Fórum Nacional de Meio Ambiente começou na noite de ontem e segue até esta sexta

Hoje o evento começa com uma mesa presidida por Fábio Ferreira Morong, coordenador da Comissão do Meio Ambiente da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Presidente Prudente. Também falaram o juiz Silas Silva Santos, doutor e mestre em Direito Processual, que abordou os "Reflexos do novo CPC na tutela jurisdicional do meio ambiente". Já Bruno Campos Silva, advogado mineiro e professor de Direito Processual, discorreu sobre "Vulnerabilidade social – Ameaça de ilícito ambiental e a tutela inibitória".

Também nesta manhã participarão de painéis o promotor de Justiça, Edward Ferreira Filho, Galileu Marinho Chagas, advogado e procurador jurídico de Martinópolis, e Fernando Reverendo Vidal Akaoui, mestre e doutor em Direito e professor universitário, sob o tema "A importância do licenciamento ambiental para a saúde pública".

Érika Bechara, que é advogada, mestre e doutora em Direito Ambiental e professora na área, falará sobre a "Proibição constitucional dos animais à crueldade e seus reflexos em atividades econômicas, esportivas e culturais", e José Eduardo Ismael Lutti, promotor de Justiça, encerrará a programação da manhã. No período da tarde, a mesa será presidida por Sandro Marcos Godo, advogado da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado) e professor da Toledo Prudente Centro Universitário.

Rafael Morais Chiaravallotim, biólogo e mestre em conservação ambiental e sustentabilidade, deverá transcorrer sobre o tema "Transição para a sustentabilidade: Quebrando barreiras invisíveis". Amauri Alvarez, engenheiro e gerente de operações e planejamento da Usina Hidrelétrica de Santo Antonio, abordará os "Desafios da geração de energia na Amazônia", e Claudio Benedito Valladares de Pádua, administrador de empresas e biólogo, será o debatedor deste período.

Às 15h30, Rodrigo Lemos Arteiro, presidente da 29ª Subseção da OAB, presidirá a mesa, e o promotor de Justiça, Gabriel Lino de Paula Pires, falará sobre "Pulverização aérea de agrotóxicos e vulnerabilidade do ambiente e da sociedade". Por sua vez, o engenheiro florestal, Laury Cullen Júnior, discorrerá sobre "Restauração de paisagens rurais fragmentadas e geração de renda na mata atlântica brasileira". No período da tarde, o doutor em Direito Tributário, Werner Grau Neto, será o debatedor, e frei Phillip Machado, mestre em filosofia e doutor em geopolítica e conflitos internacionais, encerrará a programação.

Publicidade

Veja também