Fotografia é capaz de expressar sentimentos e reviver momentos

EDITORIAL -

Data 07/11/2017
Horário 10:40

A foto congela um momento, que armazena muitas histórias, lembranças. Tudo merece ser registrado. Hoje em dia, com a facilidade do celular, basta um clique e pronto. Aquele instante foi eternizado e pode ser recordado a qualquer momento, em qualquer lugar. A fotografia imprime paixão, amor, saudade... tantos sentimentos bons e inesquecíveis.

É, talvez, a maneira mais perfeita de gravar e reproduzir manifestações culturais, momentos marcantes, expressões. A fotografia é tão importante para a sociedade que fica quase impossível imaginarmos uma família ou um conglomerado de pessoas que não tenham sido fotografadas. E é fácil se deparar com alguém que anda com fotos na carteira, na bolsa, ou imagens especiais nos aparelhos celulares, como forma de se recordar de alguém ou de algum instante inesquecível. Fácil também, nós mesmos, vermos fotos e viajarmos, como se nossa memória voltasse há algum tempo e revivesse aquilo novamente.

A fotografia é extremamente fundamental. Essencial para a vida humana. Para repassar histórias de gerações. Para reviver. Para conhecer. Por conta desta importância, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura), com apoio da comissão das festividades dos 100 anos da cidade, torna público a abertura do Concurso de Fotografia com o tema do centenário “Eu amo Prudente”. As inscrições, como publicado neste diário, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Com exceção de servidores da Secult e envolvidos na organização desse concurso, podem participar interessados em geral, maiores de 18 anos.

Conforme o Artigo 1º do edital, o objetivo do concurso visa despertar a produção criativa dos participantes a partir da realidade local, para que através da linguagem fotográfica, imagens do município possam ser eternizadas. Os participantes deverão produzir dentro do tema, em uma mesma fotografia, imagens urbanas com transeuntes, explorando as possibilidades criativas e estéticas.

Esta é mais uma chance para os amantes da fotografia colocarem a inspiração para fora, e buscarem ângulos diferenciados para, assim, celebrarem o centenário de Presidente Prudente. A imagem ganhadora, além de ser premiada, vai entrar para a história da cidade, já que esta representará o centenário de Presidente Prudente. Vai marcar os 100 anos do município. E através dela, tantas histórias serão contadas, recontadas e revividas.

Publicidade

Veja também