Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam que o faturamento do mercado de franquias em Presidente Prudente apresentou crescimento de 16% quando comparado o primeiro semestre de 2024, que movimentou R$ 270.788.796, com o mesmo período deste ano, que arrecadou R$ 313.049.471. Ainda conforme a entidade, foi registrada alta de 43% nas operações, que saltaram de 419 para 599 no mesmo intervalo de tempo. Os empregos também aumentaram 41% no setor, ao passarem de 3.636 para 5.111 postos de trabalho.
No faturamento, destaque para serviços e outros negócios, que representam 14% dos franquiados e contou com alta de 45% no período, com salto de R$ 30.186.823 para R$ 43.659.991. Hotelaria e turismo, com 11% de participação no mercado, registraram crescimento de 29% na receita, passando de R$ 25.525.381 para R$ 32.957.752 nos primeiros semestres de 2024 e 2025. Já o segmento de saúde, beleza e bem-estar, com 20% de participação no mercado, ficou com índice de 16%, com rendimento que passou de R$ 52.807.240 para R$ 61.059.903.
No que diz respeito às operações, serviços e outros negócios, com 40% do mercado, o aumento chegou a 218%: de 76 para 240. Cinco setores apresentaram índices negativos ou zerados no intervalo de tempo analisado: entretenimento e lazer (-17%), comunicação, informática e eletrônicos (-20%), alimentação (-2%), food service (0%) e moda (-1%).
Já em relação aos empregos, novamente serviços e outros negócios chamam a atenção, com alta de 218%, resultado de 613 para 1.947 postos de trabalho, uma participação de 38% do mercado. Também neste quesito, em contrapartida, cinco setores registraram queda: food service (-1%), moda (-1%), alimentação (-2%), comunicação, informática e eletrônicos (-20%) e entretenimento e lazer (-15%).
O diretor regional do interior de São Paulo da ABF, Guto Covizzi, avalia que Presidente Prudente apresenta um desempenho bastante positivo dentro do franchising, especialmente quando consideramos o porte da cidade e sua função como polo regional. Isso demonstra não apenas a vitalidade do ecossistema local, mas também o apetite dos empreendedores prudentinos por “modelos de negócio mais seguros e estruturados”.
“Some-se a isso a geração de empregos – que cresceu 41%, ultrapassando 5 mil postos de trabalho – e vemos que a cidade consolida seu papel como um dos principais mercados do interior paulista. É um desempenho bastante alinhado ao movimento nacional: franquias chegando a mais cidades, interior forte e crescimento impulsionado pela profissionalização dos negócios”, frisa.
Guto afirma que a capital do oeste paulista “já avançou muito, mas há espaço para evoluir”. “Alguns pontos podem impulsionar ainda mais o setor, como maior estímulo ao empreendedorismo local, com capacitação e programas de apoio, algo que já estamos trabalhando por meio da ABF Educação e das parcerias com instituições, como o Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas]”, revela.

Foto: Freepik - Hotelaria e turismo registraram crescimento de 29% na receita
O representante da ABF afirma que, ao considerar o município, não se pode deixar de falar sobre a atração de novas marcas, ampliando a diversidade de segmentos presentes. “Hoje, vemos força em saúde, beleza e bem-estar [+16% no faturamento] e em serviços e outros negócios [+45%], mas há possibilidade de expansão em alimentação e em nichos especializados”, promove. “Outro ponto crucial é a infraestrutura comercial e logística moderna, o que facilita a atração de redes que utilizam modelos híbridos, como dark kitchens e operações de delivery”, complementa Guto.
Sobre as particularidades da cidade, o diretor comenta que Presidente Prudente tem características que favorecem muito o franchising, entre elas, o fato de o município ser um polo regional de consumo, recebendo fluxo de mais de 50 municípios do entorno. Outro ponto é o fato de ser um mercado menos saturado do que grandes capitais, o que abre espaço para expansão de marcas.
“Além disso, há o perfil empreendedor da população, refletido no crescimento expressivo das operações e dos empregos, e o crescimento econômico consistente, o que estimula demanda por serviços, alimentação, saúde e educação”, ressalta.
“Presidente Prudente tem uma trajetória muito positiva e tudo indica que continuará avançando nos próximos anos. É importante destacar que este avanço faz parte de um movimento maior: a interiorização das franquias. O que vemos na cidade, com crescimento sólido, aumento de empregos e diversificação de segmento, mostra como o franchising contribui diretamente para o desenvolvimento regional, levando renda, profissionalização, inovação e maior longevidade aos negócios”, pontua Guto.
Evolução de faturamento, operações e empregos no mercado de franquias em Prudente
|
FATURAMENTO |
1° SEM 2024 |
1° SEM 2025 |
% Part. |
Variação % |
|
Saúde, Beleza e Bem Estar |
R$ 52.807.240 |
R$ 61.059.903 |
20% |
16% |
|
Moda |
R$ 39.893.853 |
R$ 44.247.843 |
14% |
11% |
|
Serviços e Outros Negócios |
R$ 30.186.823 |
R$ 43.659.991 |
14% |
45% |
|
Alimentação - Food Service |
R$ 37.617.636 |
R$ 40.560.062 |
13% |
8% |
|
Hotelaria e Turismo |
R$ 25.525.381,00 |
R$ 32.957.752 |
11% |
29% |
|
Alimentação |
R$ 24.222.554 |
R$ 25.786.209 |
8% |
6% |
|
Casa e Construção |
R$ 21.692.506 |
R$ 22.916.778 |
7% |
6% |
|
Educação |
R$ 17.789.728 |
R$ 18.884.756 |
6% |
6% |
|
Serviços Automotivos |
R$ 14.303.239 |
R$ 15.756.967 |
5% |
10% |
|
Comunicação, Informática e Eletrônicos |
R$ 4.869.208 |
R$ 5.204.103 |
2% |
7% |
|
Limpeza e Conservação |
R$ 1.593.556 |
R$ 1.722.293 |
1% |
8% |
|
Entretenimento e Lazer |
R$ 287.073 |
R$ 292.813 |
0% |
2% |
|
TOTAL |
R$ 270.788.796 |
R$ 313.049.471 |
100% |
16% |
|
OPERAÇÕES |
1° SEM 2024 |
1° SEM 2025 |
% Part. |
Variação % |
|
Entretenimento e Lazer |
2 |
1 |
0% |
-17% |
|
Comunicação, Informática e Eletrônicos |
11 |
9 |
1% |
-20% |
|
Hotelaria e Turismo |
8 |
9 |
2% |
15% |
|
Limpeza e Conservação |
12 |
12 |
2% |
7% |
|
Serviços Automotivos |
22 |
23 |
4% |
5% |
|
Casa e Construção |
24 |
26 |
4% |
10% |
|
Alimentação |
41 |
40 |
7% |
-2% |
|
Educação |
44 |
50 |
8% |
13% |
|
Alimentação - Food Service |
61 |
61 |
10% |
0% |
|
Saúde, Beleza e Bem Estar |
53 |
62 |
10% |
17% |
|
Moda |
66 |
65 |
11% |
-1% |
|
Serviços e Outros Negócios |
76 |
240 |
40% |
218% |
|
TOTAL |
419 |
599 |
100% |
43% |
|
EMPREGOS |
1° SEM 2024 |
1° SEM 2025 |
% Part. |
Variação % |
|
Serviços e Outros Negócios |
613 |
1.947 |
38% |
218% |
|
Alimentação - Food Service |
692 |
683 |
13% |
-1% |
|
Educação |
492 |
562 |
11% |
14% |
|
Saúde, Beleza e Bem Estar |
434 |
503 |
10% |
16% |
|
Moda |
482 |
478 |
9% |
-1% |
|
Alimentação |
412 |
403 |
8% |
-2% |
|
Casa e Construção |
138 |
150 |
3% |
9% |
|
Serviços Automotivos |
127 |
133 |
3% |
5% |
|
Limpeza e Conservação |
117 |
123 |
2% |
6% |
|
Hotelaria e Turismo |
72 |
82 |
2% |
14% |
|
Comunicação, Informática e Eletrônicos |
48 |
38 |
1% |
-20% |
|
Entretenimento e Lazer |
10 |
9 |
0% |
-15% |
|
TOTAL |
3.636 |
5.111 |
100% |
41% |
Fonte: ABF

Foto: Divulgação/ABF - Guto diz que mercado prudentino é menos saturado, o que abre espaço para expansão de marcas