Frio exige atenção redobrada com a beleza

Pele, cabelos, unhas e lábios merecem cuidados maiores no inverno; alimentação adequada auxilia em todos os sentidos

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 28/07/2013
Horário 09:23
 

O inverno é a melhor estação para cuidar da pele, por conta da menor exposição aos raios ultravioletas. Porém, engana-se quem pensa que o sol não é perigoso nesta época do ano. A atenção deve ser redobrada nos dias frios. Assim, a dermatologista Deusita Fernandes Gandia Soares dá dicas de cuidados em relação às unhas, cabelos, pele e lábios, para que todas possam ficar ainda mais bonitas nesta estação.

Segundo ela, no inverno as pessoas se acham mais pálidas e as olheiras tendem a ficar mais evidentes nesta época. No entanto, ela afirma que não é que elas ficam pálidas e sim que perdem o bronzeado adquirido no verão, e por esse motivo para disfarçar, as maquiagens são tão enfatizadas.

Jornal O Imparcial Uso de protetor solar é fundamental em qualquer estação do ano, no mínimo 3 vezes ao dia

Soares explica que no inverno, devido ao frio, a hidratação da pele precisa ser mais intensa, primeiro porque os banhos demorados com água quente fazem com que o manto de hidratação da pele seja removido, provocando a descamação do tecido e, conseqüentemente, surgindo coceiras frequentes. "É muito importante que o banho seja rápido e que não se esfregue tanto a pele. Também é fundamental que após a saída do chuveiro, uma boa hidratação seja realizada imediatamente", destaca.

Ela enfatiza que a orientação de um dermatologista em relação a que tipo de hidratante usar é sempre fundamental. Uma vez que, após avaliação, este profissional saberia orientar adequadamente qual o produto especifico para cada tipo de pele. "Muitos pacientes que têm a pele oleosa, por exemplo, na procura de hidratá-la, acabam evoluindo a acne", expõe.

A especialista faz uma recomendação muito importante que deve ser seguida a risca antes de qualquer coisa: "Não devemos deixar de lembrar que, independente da estação do ano, inclusive no inverno, é necessário fazermos o uso dos protetores solares de acordo com cada tipo de pele, três vezes ao dia. Isso é imprescindível em qualquer época do ano", acentua.

 

Lábios

Soares pontua que os lábios também sofrem muito na estação mais fria do ano. Conforme ela, com o clima seco, vento frio e água quente, por a pele desse local ser bem fina, podem ocorrer rachaduras, que incomodam bastante. "O ideal é o uso de hidratantes que contenham protetores labiais, ou batom com essa associação, no mínimo de duas em duas horas. Várias são as marcas que disponibilizam esses produtos no mercado. Antes de comprar, consulte seu dermatologista", orienta.

 

Alimentação e cabelos

No inverno, a ingestão de alimentos gordurosos e com alto teor glicêmico aumenta expressivamente. Consequentemente, a produção das glândulas sebáceas também, o que leva ao aparecimento de cravos e espinhas. "Muitas pessoas acabam desenvolvendo no couro cabeludo a dermatite seborreica pelo uso excessivo de água quente na lavagem e secadores. O indicado é que use água morna e procure com seu cabeleireiro qual a melhor forma de hidratação para seu tipo de cabelo", aconselha a dermatologista.

 

Dicas importantes

Reunindo todos os temas, como dermatologista, Soares dá as seguintes dicas: os hidratantes corporais que mais recomenda são os que contêm uréia, lactato de amônia, óleo de amêndoas, óleo de açaí, entre outros. Para o rosto, os que possuem em sua fórmula ácido hialurônico, cerâmidas, vitamina C e outros. "Para o dia, já existem combinações desses produtos com o protetor solar, em um único frasco", afirma.

Quanto aos xampus, ela diz que os sem sal ressecam menos o cabelo e agridem menos o couro cabeludo, uma vez que são menos irritantes. "Uma alimentação equilibrada e muita hidratação é fundamental para ajudar controlar o ressecamento da pele, cabelo e unhas. Água, sucos naturais e frutas devem ser consumidos todos os dias. E consultar um dermatologista regularmente é fundamental para as orientações adequadass de sua saúde ao que se refere", conclui.
Publicidade

Veja também