Frio requer cuidados intensificados com a saúde

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 18/08/2022
Horário 05:12

A região de Presidente Prudente enfrenta mais uma frente fria. E, desta vez, as temperaturas mais baixas chegam com chuva, dando ainda mais sensação de frio. A previsão é de que os termômetros marquem mínimas de 8ºC no fim desta semana. Para a maioria de nós, que têm o privilégio de nos aquecermos com roupas e cobertores quentinhos, chás e caldos, além de banhos quentes, o clima não traz tantos impactos negativos.
Contudo, para aqueles que, sequer, têm um teto sobre a cabeça, a dura realidade pode, inclusive, virar questão de sobrevivência. Não raro, quando as temperaturas sofrem tamanha queda, vemos nos noticiários pessoas em situação de rua que não sobreviveram a uma noite gelada. Portanto, vamos fazer a nossa parte! Separe aquele cobertor que não usa mais e deixe no carro. Faça o mesmo com casacos e roupas quentes. Ao se deparar com alguém na rua sofrendo com o frio, ajude e doe as peças.
A preocupação redobrada com a população de rua é um alerta da Defesa Civil para os próximos dias. Além disso, o órgão ressalta a necessidade de cuidados ampliados com a saúde, principalmente com problemas respiratórios – que aumentam muito com as baixas temperaturas. Portanto, evitar locais fechados com aglomeração de pessoas, por mais que seja um desafio nesse período de frio, é uma das recomendações para evitar doenças como a influenza, por exemplo.
Quem tem crianças e idosos em casa sabe como as baixas temperaturas são prejudiciais. Tosse, peito cheio, dificuldade para respirar...tudo isso acaba se intensificando no frio. Para nós, que moramos em uma região de clima quente, encarar o frio se torna ainda mais desafiador. Por isso, vamos nos manter o mais aquecidos possível, evitar ambientes muito fechados e com muita gente, cuidar da nossa saúde com alimentação saudável e equilibrada, e, se possível, manter a rotina de exercícios físicos em dia. Tudo isso ajuda a manter nosso organismo blindado contra doenças, de forma que possamos desfrutar do clima mais frio sem tantas intercorrências.

Publicidade

Veja também