Fumaça é agente agressor das vias respiratórias

Pneumologista alerta quanto aos riscos das queimadas à saúde, principalmente, aos mais vulneráveis 

Saúde & Bem Estar - ROBERTO KAWASAKI

Data 20/08/2021
Horário 05:15
Foto: Reprodução 
Pessoas com doenças crônicas respiratórias são vulneráveis
Pessoas com doenças crônicas respiratórias são vulneráveis

Inalar a fumaça decorrente das queimadas traz sérios riscos à saúde, principalmente aos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. Diante disso, é importante que algumas ações sejam tomadas para evitar um desconforto ainda maior. 

“A fumaça é um agente agressor das vias respiratórias e causa uma inflamação em pessoas mais sensíveis que possuem asma e bronquite, por exemplo”, afirma o pneumologista Ricardo Beneti, do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente. De acordo com o médico, uma consequência imediata da inalação da fumaça é o aumento de secreção, que pode evoluir para crises respiratórias.

“Os mais vulneráveis são as crianças, os idosos e aquelas pessoas que já possuem doenças crônicas respiratórias, como a asma, bronquite, DPOC [doença pulmonar obstrutiva crônica], rinites e sinusites”, explica. Segundo o pneumologista, como a umidade relativa do ar está abaixo do recomendado e o clima está seco, é preciso tentar umidificar o ambiente. 

“Então, se puderem fazer manobras para manter o ambiente mais úmido, seria o ideal. Colocar umidificadores de ar, bacia de boca larga com água ou toalha úmida próxima da cama, também podem ajudar a melhorar a umidade do ambiente”, orienta. E em caso de emergência devido à inalação, é recomendado acionar o resgate ou procurar o pronto-atendimento mais próximo. 

com tempo seco e queimadas, pneumologista dá dicas para manter ambiente úmido em presidente prudente
Cedida - Pneumologista dá dicas para manter ambiente úmido

SAIBA MAIS

Queimadas em áreas de vegetações causam desconforto na comunidade

Força-tarefa combate fogo em áreas de vegetação 

Trecho da Raposo Tavares é totalmente interditado devido a incêndio em vegetação

Publicidade

Veja também