Fundação de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 24/11/2020
Horário 04:15
Cedida - Com cúpula e coruchéu, Santuário de Santo Expedito está tomando sua forma final
Cedida - Com cúpula e coruchéu, Santuário de Santo Expedito está tomando sua forma final

Desde a fundação de Santo Expedito, alguns romeiros passavam pela cidade e, diante de suas crenças, faziam orações pedindo a intercessão de Santo Expedito por alguns motivos. Isso foi crescendo e há décadas que o movimento já merecia uma atenção das autoridades. Assim, foram programadas ações especiais para atender o número de fiéis que crescia a todo momento, incluindo cultos, festas e outros eventos.

Missas

Para atender aos que aqui chegavam para suas orações presenciais, fixou-se assim que todos os dias 19 de cada mês seja celebrada uma missa em ação de graças e especial para todos os romeiros. Evidente que a igreja não podia mais comportar o grande número de pessoas presentes. Assim, optou-se para que fosse campal, utilizando-se toda a área da praça municipal. As estruturas eram poucas para atender a todos, lembrando-se que, no caso do banheiro, o único daquela praça atendia a todos, quando numa delas foram registradas cerca de 5 mil pessoas.

Feiras

Diante do movimento de romeiros e todos ávidos por uma lembrança de Santo Expedito, a paróquia mantinha imagens e outros objetos de piedade que ficavam à disposição dos fiéis. Além desse ponto de troca, pessoas de outras cidades aqui chegavam e, com autorização legal, montavam suas barracas e traziam também produtos dos mais diversos para serem comercializados. Além de imagens religiosas, roupas, e outros objetos, algumas barracas também ofereciam alimentos aos presentes.

Projeto

Após passar a pandemia e tudo voltar ao normal, já existem projetos para que seja implantado um trabalho bem estruturado para se organizar com rigor as presenças dos comerciantes de todos os segmentos nas principais datas de festas em Santo Expedito. Segundo consta, será uma feira bem mais estruturada e organizada.

Duas festas

A data magna do município é 19 de abril, quando de sua fundação. O dia do padroeiro também é 19 de abril e, assim, todos os anos, as festas acabam sendo duplas, num lado religioso e num outro cívico. Duas programações são preparadas, mas o objetivo maior da festa, é unir cada vez mais os visitantes que chegam de diversas cidades da região e até mesmo de outros Estados.

Amazonas

Em meados da primeira década do milênio, um grupo de romeiros chegaram a Santo Expedito, em ônibus, vindo da região amazônica, numa viagem que durou cerca de sete dias. Vieram pagar promessas feitas por intercessão de Santo Expedito e, como esta, também se conta que um grupo vindo da Bolívia aqui se aportou com o mesmo intuito.

Cantores

Como as festas religiosas e cívicas duravam cerca de três dias, nas programações sempre havia presenças de nomes da música brasileira. Um que marcou presença e deu total atenção aos fiéis foi Francisco Petrônio, que naquela apresentação foi aplaudido por um grande número de romeiros.

Um milagre

Em 1951, quando pouco ainda se falava de Santo Expedito, o candidato ao governo do Estado, Lucas Nogueira Garcez, sofreu um acidente de avião e ficou com sua saúde fragilizada. Os mais próximos, como também admiradores da região, fizeram pedidos a Santo Expedito para seu pronto restabelecimento e, segundo conta, o pedido foi atendido e ele se recuperou plenamente. Como agradecimento, numa das comemorações do santo foi feita uma procissão e, como andor principal, foi montado um no formato de avião com a imagem de Santo Expedito para agradecer ao que foi considerado como um grande milagre.

Visitas

Após a colocação da cúpula e do coruchéu, quando o santuário de Santo Expedito já está tomando sua forma final, muitos motoristas que passam pela Rodovia Júlio Budiski (SP-501), param para fotografar e registrar essa grande obra. Um dos pontos preferidos e de maior amplitude é na marginal no sentido Presidente Prudente.

Publicidade

Veja também