Futurólogos e adivinhos

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 13/10/2020
Horário 04:35

Adivinhador e futurólogo é gente que diverte a gente. Imagine, leitor, na Idade Média, se algum maluco falasse que um dia as pessoas teriam máquina pra falar, máquina de ver pessoas, máquina voadora,  máquina pra levar comida,  máquina Instagram, Facebook e etecetera. Seriam muitas gargalhadas. Mas, pobrezinho dele, seria morto pela inquisição.
Hoje, em países democráticos, os futurólogos, malucos ou não, têm direito à vida. O físico, matemático e futurólogo de base científica, Ian Pearson, fez previsões do futuro: Seremos imortais. Pearson declarou: quando o corpo da gente morrer, 99% da mente estará em máquinas ligada ao cérebro. Daí a gente pode morrer duas vezes. A primeira é a do corpo, mas não é definitiva, porque a gente pode até acompanhar o próprio funeral e depois voltar pra casa. Ele diz que o finado pode também comprar um corpo e fazer um upload. Assim, o finado vivo continua no mundo das máquinas, mas adverte, se alguém desligá-la, beleléu o indivíduo que já morreu uma vez, morre de novo. 
Aí complica né, leitor, se falecer  uma vez já é pouco elegante, imagine duas. Pearson afirmou ainda que as pessoas do futuro terão vários sentidos extras como o sexto, sétimo, oitavo, o nono e até o décimo talvez. Bem... aí eu vi vantagem, leitor! Continuar vendo e vivendo este mundo que é de mentira, deformado pelos nossos pobrezinhos cinco sentidos, sempre achei chato. Tudo que a gente acha que é verdade, na verdade é de mentira. Por exemplo, o branco não é branco, o preto não é preto, o sólido não é sólido; mas a gente vê e sente que é; muito sem graça.  
Bem... vivendo no meu corpo convencional e desprovido de sentidos extras, lembro os versos de Charles Chaplin: A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria./ Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos;/ nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco./ Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade/ Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura./
Nessa doidura o que preferiria: seu corpo convencional ou seu corpo futurólogo? Se a sua opção for a segunda, cuidado! Desligou: bebeléu! Bem... que seremos imortais neste planeta acho uma piada divertida, mas meu posicionamento não seria de uma medieval? Qual é o seu, leitor?
 

Publicidade

Veja também