Fuzuê: Sesc tem tardes gratuitas de carnaval para todos os públicos

Shows, DJs, bloquinhos, intervenções e oficinas animam os 4 dias de folia, com atrações para adultos e crianças

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 10/02/2024
Horário 06:05
Foto: Divulgação
Bloquinho Carnavalesco Taquitá & Etanóis, um cortejo brincante que nasce da mistura de músicos e palhaços
Bloquinho Carnavalesco Taquitá & Etanóis, um cortejo brincante que nasce da mistura de músicos e palhaços

De hoje a terça-feira, o Sesc Thermas de Presidente Prudente revive a tradição das matinês, da diversidade e irreverência carnavalesca em quatro dias de folia para todas as idades, além de oficinas para as crianças. O Fuzuê, projeto que reúne toda a programação de carnaval do Sesc, tem ações gratuitas em diversos horários, de sábado a terça.

Matinês

As tardes de folia ocorrem sempre das 14h às 18h e precisam da retirada gratuita de ingressos, que serão disponibilizados no dia de cada atividade, a partir das 10h, por meio do app Credencial Sesc SP, do site sescsp.org.br/prudente ou presencialmente na Central de Relacionamento do Sesc Thermas.

A primeira tarde de carnaval do Sesc, neste sábado, é intitulada “Enredos do Interior Profundo” e quem dá o tom da festa são os artistas de Presidente Prudente e região. O DJ Heeyalt e a performer Kayle Cooper abrem a pista de dança e, a partir da seleção de um dos ritmos que fazem o carnaval ser uma festa tão brasileira, preparam o público para o Ato Carnavalesco, uma intervenção da Cia OBS de Dança que abre-alas para os irreverentes clássicos do samba e do pagode que também compõem o repertório do show “Eu sou do samba!”, que vem em seguida, com músicos locais de diferentes gerações. 

No domingo, “Meu primeiro carnaval” traz samba de roda, maracatu, ijexá, frevo, coco e muita marchinha. A DJ Maria Maria anima a pista de dança e anuncia a chegada do Bloquinho Carnavalesco Taquitá & Etanóis, um cortejo brincante que nasce da mistura de músicos e palhaços. Com cavaquinho afinado, alfaias aquecidas e tamborins dando o ritmo ao conjunto de instrumentos percussivos, o Ponto de Cultura e Coletivo Casa do Ritmo faz todo mundo dançar com a “orquestra rural”, apresentando o show “Alô Bateria”.

“Segue o baile: tem tambor no salão” é o enredo da segunda-feira, que faz reverência aos blocos afro e à alegria das bandas de baile. O terceiro dia de Fuzuê é anunciado pelos DJs VPortto e JvmNegro, que apresentam seu projeto Porto Sem Massagem e prometem contagiar o público com uma estética musical de ritmos orgânicos e vibrações elétricas. Os tambores anunciam a chegada do Bloco Zumbiido, um cortejo percussivo marcado pela estética afro-brasileira. E, para fechar a tarde, a banda Falso Brilhante embala a festa com marchinhas e sambas-enredo presentes na memória afetiva dos foliões.

Na terça-feira, a última tarde de matinê vem com “Eu quero é botar meu bloco na rua”, cuja energia dos grandes blocos de rua promete esquentar o asfalto - ou a nossa pista -, com o DJ Gzn e o encontro de gerações entre o baile carnavalesco do Bloco Jegue Elétrico e a mescla instrumental e rítmica do Bloco Tins & Bens & Tais, liderado por João Suplicy e Vítor da Candelária. 

+Fuzuê

Além das tardes de matinês, a programação de carnaval do Sesc Thermas ainda conta com um bloquinho especial para bebês, oficinas e discotecagem na piscina.

No domingo, às 11h, o Bloquinho: Meu Primeiro Carnaval, com a Ponto de Cultura e Coletivo Casa do Ritmo, traz músicos, palhaços e bailarinos que convidam famílias com bebês e crianças pequenas para dar um passeio nas paisagens sonoras das florestas e também conhecer os ritmos que embalam a maior festa popular do mundo, o carnaval. A participação é gratuita e não precisa retirar ingresso.

De hoje a terça, os e as DJs que se apresentam nas matinês também tocam antes, pela manhã, nas piscinas do Sesc. Em “DJs Abrem Alas!”, Heeyalt, Kayle Cooper, Maria Maria (PR), VPortto e JvmNegro, e Gzn trazem uma seleção de músicas que fazem o carnaval de todos os cantos do Brasil acontecer.

Em todas as tardes de folia também ficam à disposição duas oficinas, das 14h às 17h. Elas são gratuitas, mas precisam da retirada de senhas no local e menores de 10 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

O Ateliê-carnavalesco, com Coletivo Balangandã e educadores do Sesc, é um espaço pensado para ajudar na construção criativa de fantasia. Em cada dia de folia, o público pode fazer um adereço especial para utilizar em uma parte do corpo: leque para as mãos; tiara para a cabeça; ombreiras e manguitas para os braços. 

Já o Entre fitilhos e paetês: customize sua fantasia, com Alexandra Ribeiro, Mô Morgana e Nety Costa, que são costureiras e artesãs, ajuda a restaurar em apenas 15 minutos velhas fantasias rasgadas ou customizar as roupas que estiverem usando no dia.   

Mortacria

Tambores anunciam a chegada do Bloco Zumbiido, um cortejo percussivo marcado pela estética afro-brasileira


 

Publicidade

Veja também