Gabriel Boza se supera e traz ouro para Prudente

Atleta da APA fez simplesmente uma sequência incrível de saltos até chegar ao que lhe deu o mais alto do pódio: 7,88 m - 7,94 m - 8,07 m – 8,17 m e a douradinha veio

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 18/09/2023
Horário 22:03
Foto: Cedida
Com saudação militar, Gabriel Boza comemora a grande conquista do ouro
Com saudação militar, Gabriel Boza comemora a grande conquista do ouro

Com uma sequência simplesmente “espetacular” de saltos (7,88 m - 7,94 m - 8,07 m - 8,17 m), como destaca seu técnico, Cremilson Julião Rodrigues, o Montanha, atleta da APA/TCPP/Semepp, líder do ranking brasileiro Sub-23, Gabriel Luiz Boza é o grande campeão Brasileiro Sub-23 do Salto em Distância, no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo, que foi realizado de sexta-feira até ontem, em Bragança Paulista (SP).

E ele ainda trouxe para sua coleção de medalhas, uma prata no revezamento 4x100m masculino juntamente com Pedro Guedes, Gabriel Dano e Gian Santos. “Fiquei e estou muito feliz. Ao mesmo tempo aliviado, pois desde o início do ano espero por um resultado como este. Este salto marcou um reinício na minha carreira como atleta, porque desde quando lesionei, não só eu, mas todo mundo estava esperando o ‘Boza’ voltar a saltar longe”, enfatiza feliz o atleta que, com essa marca, mostrou não só para si mesmo, mas para todos que duvidaram, que ele pode saltar isso e muito mais!

Montanha reforça o que diz o jovem sobre esse resultado ser aguardado desde o início da temporada 2023. Segundo ele, iniciaram até bem, porém, Gabriel passou pelo processo complicado da lesão. “Confesso, sinceramente, que eu mesmo tinha uma dúvida se ele estava preparado, não fisicamente, mas psicologicamente para saltar essas marcas”, acentua Montanha.

Como treinador, ele frisa que, obviamente, enxerga qual que é o potencial, em que fase que o atleta está, que momento do treino que ele se encontra, mas a grande dificuldade era realmente essa questão da lesão que perdurou durante um bom tempo. “A nossa estadia pela Europa, por exemplo, foi toda comprometida por conta dessa lesão. Alguns torneios principais que tivemos aqui, como o Troféu Brasil, também foram comprometidos por esse problema. E quando a gente chega num ponto de ter dúvida, e essa dúvida é sanada do jeito que foi, ficamos super felizes e a esperança renasce de encerrar o ano ainda, quem sabe, com índice para as Olimpíadas”, almeja esperançoso o técnico.

Centenas de atletas

Montanha menciona que foram a Bragança, ao evento que contou com a participação de 795 atletas, representantes de 136 clubes, dos 26 Estados do país e mais o Distrito Federal, com uma pequena equipe, com apenas seis atletas, pois precisaram reduzir bastante o pessoal. 

“Fomos com o limite do que seria possível para ter sucesso, por exemplo, na prova do revezamento 4x100, e levamos os quatro garotos para disputar a prova, e as duas meninas que fazem a prova do salto de altura e salto de distância”, comenta.

CLASSIFICAÇÃO FINAL APA
Gabriel Luiz Boza - 1° lugar no Salto em Distância (8,17m);
Pedro Guedes, Gabriel Dano, Gian Santos e Gabriel Boza - 2° Lugar no revezamento 4x100 m (41.31s) 
Rayssa Romão Rodrigues - 6° lugar no Salto em Distância (5,69m) 
Allana Romão Rodrigues - 6° lugar no Salto em Altura (1,67m)

EQUIPE POR PONTOS:
8° lugar no Masculino (29 pontos)
38° lugar no Feminino (6 pontos)
17° lugar no Geral

Cedida

Atleta subiu outra vez ao pódio para a medalha de prata no revezamento 4x100 m
 

Publicidade

Veja também