Gestão financeira no agro mantém contas em ordem, otimiza recurso e melhora planejamento 

Cristiano Machado

COLUNA - Cristiano Machado

Data 08/08/2024
Horário 09:00
Foto: Sicredi/Divulgação 
Com gestão, atividades no agro crescem de forma sustentável
Com gestão, atividades no agro crescem de forma sustentável

A gestão financeira é importante para o sucesso de qualquer negócio, e no agronegócio não é diferente. Com ela, é possível manter as finanças em ordem, otimizar recursos e planejar o futuro da produção.
Pensando nisso, para ajudar você, produtor rural, seguem quatro dicas que podem contribuir para que suas atividades no agro cresçam de forma sustentável e se mantenham competitivas. 

Faça um planejamento financeiro
O planejamento financeiro é uma das principais etapas para organizar as finanças, pois permite cuidar das receitas, prever as despesas e ainda ajuda a evitar surpresas desagradáveis em períodos de menor retorno no campo.
Para fazer seu planejamento, identifique todas as fontes de receita, como venda de produtos agrícolas e subsídios. Em seguida, liste todas as despesas, incluindo custos de produção, manutenção de equipamentos e gastos com insumos.
A partir daí, você pode comparar os dados para ajustar seu orçamento, definir metas, planejar investimentos e criar uma reserva financeira.
Lembre-se: não basta apenas planejar. Para colher bons frutos, é necessário colocar o planejamento financeiro em prática.
A combinação de um planejamento detalhado com uma execução eficaz contribui diretamente para o sucesso e a sustentabilidade do seu agro.
 
Invista em tecnologia
Sabia que investir em tecnologia pode melhorar a gestão financeira do seu agronegócio?
O uso de drones, por exemplo, permite monitorar grandes áreas de plantio, identificando rapidamente problemas como pragas e doenças, o que otimiza a aplicação de defensivos e reduz desperdícios.
Quando o assunto é economizar na conta de energia elétrica, o uso de painéis solares pode melhorar a gestão do seu agro, reduzindo a dependência de fontes externas de energia e aumentando a autonomia energética da propriedade.
 
Valorize sua equipe e colaboradores
Uma gestão eficaz no agronegócio não se limita a controlar receitas e despesas, mas também envolve valorizar e integrar todos os envolvidos no processo produtivo.
Por isso, não subestime a importância de investir em uma boa gestão de pessoas, pois ela contribui para que as tarefas sejam realizadas com eficiência, reduzindo erros e impactando diretamente a produtividade e o desempenho do negócio.
Manter um relacionamento de qualidade com fornecedores também é importante para o produtor rural e pode garantir uma entrega eficiente de insumos e serviços, além de ser possível obter preços e condições favoráveis.
Com uma equipe comprometida e fornecedores confiáveis, você pode otimizar operações, melhorar a eficiência e alcançar maior lucratividade do seu agronegócio.
 
Separe as finanças pessoais das empresariais

Independentemente de você ser um pequeno, médio ou grande produtor rural, separe sua conta de pessoa física da conta de pessoa jurídica.
Separar suas finanças facilita o acompanhamento preciso das receitas e despesas, ajuda na gestão financeira, simplifica a declaração do Imposto de Renda e evita dor de cabeça com problemas futuros.
Além disso, usar dinheiro do caixa do negócio para despesas pessoais pode comprometer a saúde financeira do seu agronegócio e dificultar a avaliação precisa da sua produção. (Do Blog do Sicredi)


“É muito importante que a gente mantenha a nossa régua alta nas questões sanitárias. É isso que nos garante esses recordes de abertura de mercado. A gente tem que tirar o temor do comprador quanto à questão sanitária, mostrando nossa eficiência e transparência nas soluções, como no caso da doença de Newcastle que em menos de um mês tivemos a resolução do foco”. 
Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na terça-feira, na abertura oficial do Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), em São Paulo.

 

 

 

Publicidade

Veja também