Governo estadual anuncia implantação de posto do Poupatempo em Epitácio

Iniciativa faz parte do plano de expansão anunciado em agosto de 2020; atendimento será por meio do sistema balcão único, com atendentes multitarefa

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 07/06/2021
Horário 16:31
Foto: Governo estadual
Epitácio será contemplada com posto do Poupatempo
Epitácio será contemplada com posto do Poupatempo

O governo de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira, a autorização para a implantação de um posto do Poupatempo em Presidente Epitácio.

A iniciativa faz parte do plano de expansão anunciado em agosto de 2020 pelo governo paulista. “O novo modelo, com os serviços do Detran-SP [Departamento Estadual de Trânsito] ao atendimento do Poupatempo, é mais moderno, compacto e com foco no digital. Como diversos serviços serão oferecidos no mesmo local, o cidadão ganhará em agilidade, eficiência, comodidade e autonomia, sem perder o padrão de qualidade, marca registrada do programa”, afirma André Arruda, presidente da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

O atendimento será por meio do sistema balcão único, com atendentes multitarefa, podendo contar com serviços municipais. Esse modelo já foi testado e aprovado pelos usuários nas unidades inauguradas nesta gestão nas cidades de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidas para o projeto piloto. 

A implantação será viabilizada em parceria com o município. Além do Detran-SP, o posto também oferecerá serviços do IIRGD (Instituto de Identificação), MPE (Ministério Público Estadual), Secretaria Estadual da Educação, Prefeitura, entre outros.

“Atualmente, 86% dos serviços realizados pelo Detran-SP são pelos canais digitais. Isso graças ao avanço da digitalização, o que permitiu a redução do atendimento presencial. Ao delegar o atendimento ao Poupatempo, conseguiremos aproveitar melhor nosso quadro de colaboradores, otimizando ainda mais a operação para serviços essenciais. Exemplo disso é a prova prática de habilitação, que muitos municípios do Estado não têm e que com o novo modelo será possível oferecer, evitando assim o deslocamento do cidadão para uma cidade vizinha", explica Ernesto Mascellani Neto, presidente do Detran-SP.

Desde o anúncio do plano de expansão do Poupatempo, sete unidades integradas ao órgão estadual de trânsito já estão em funcionamento. São elas: Franco da Rocha, Hortolândia, Piquete, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra, Sumaré e Alesp. Recentemente, o governo de São Paulo deu o aval para a implantação de 25 novas unidades em cidades da Região Metropolitana, litoral e interior. Nesta segunda, foram anunciados, além do posto de Epitácio, mais 19. Com isso, serão 45 novas unidades, beneficiando cerca de 3 milhões de pessoas.

Serviços digitais

Por meio da Prodesp, o Poupatempo aumentou a oferta de serviços digitais. São 137 opções online, no portal www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital. Até o fim deste ano, o objetivo é oferecer 180 serviços digitais, e chegar a 240 em 2022. 

"A ampliação dos serviços pelos meios eletrônicos é fundamental para permitir que o Poupatempo esteja cada vez mais próximo das pessoas. Agora, as unidades podem ser mais compactas e mesmo assim oferecer uma ampla diversidade de opções”, destaca o diretor da Prodesp, Murilo Macedo. 

Atualmente, 85% dos atendimentos do Poupatempo são feitos pelas plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados, estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, além da emissão do atestado de antecedentes criminais, consulta de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), entre outros. 

Publicidade

Veja também