Governo federal repassará quatro parcelas de R$ 80 mil para Centro de Triagem da Covid-19, em PP

Número médio de atendimentos diários no local saltou de 20 em maio para 70 na segunda quinzena de junho, o que preocupa Secretaria de Saúde

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/06/2020
Horário 16:26
Arquivo - Serviço funciona desde o dia 27 de abril na Praça da Juventude e Longevidade
Arquivo - Serviço funciona desde o dia 27 de abril na Praça da Juventude e Longevidade

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), comunica que será contemplada, por meio da Portaria 1.579 do Ministério da Saúde, com o repasse de quatro parcelas no valor de R$ 80 mil para manutenção do Centro Municipal de Triagem da Covid-19, que funciona desde o dia 27 de abril na Praça da Juventude e Longevidade "Lucas Nalini Paschoalin", na Cohab.

Conforme explica o secretário de Saúde, Valmir da Silva Pinto, no dia 29 de maio o Ministério da Saúde publicou uma portaria que estabelecia o repasse de valores aos municípios que instituíssem centros específicos para atendimento de Covid-19. Entretanto, ele lembra que, antes mesmo do documento, a Prefeitura de Prudente já tinha implantado o Centro de Triagem.

"A Secretaria de Saúde, sempre atenta a tudo que ocorre e na oportunidade de Prudente receber verba para custear os serviços, juntou a documentação necessária e realizou o credenciamento. Na portaria publicada nessa segunda-feira, saíram os municípios contemplados com o valor. Iremos receber por determinado período", conta.

Segundo ele, o valor é muito importante e custeará praticamente todas as despesas com pessoal, custeio do Centro de Triagem da Covid-19 e manutenção do espaço. "O recurso vem em um momento bom, pois os municípios estão precisando. Até setembro, vamos receber esse valor que pode ser prorrogado, dependendo da situação ainda enfrentada pelos municípios", pontua.

Ainda em relação ao Centro de Triagem de Prudente, o secretário demonstra preocupação com o aumento significante no número de atendimentos diários. Em maio, o local recebia um fluxo médio de 20 munícipes ao dia. Na primeira quinzena de junho, o número aumentou para 32 e, desde o início da segunda quinzena deste mês, a média subiu para 70 pessoas ao dia.

"A retomada [das atividades econômicas do dia 1º ao dia 14 deste mês] teve reflexo, mas não foi exclusivamente este fato que resultou no aumento de casos. Coincidiu também com a chegada mais forte do vírus ao interior de São Paulo. Assim, a abertura [do comércio] proporcionou a aglomeração de pessoas e, com certeza, uma contaminação e contágio maiores. A junção dos fatores faz com que tenhamos um número grande de pessoas contaminadas e com perspectiva de aumento, pois ainda não chegamos ao pico", salienta.

O secretário lembra que devem comparecer ao Centro de Triagem da Covid-19 todas as pessoas com sintomas gripais e reforça que, como não existe vacina ou remédio que previna a doença, o isolamento social ainda é a forma mais eficaz de prevenir a propagação.

Vale lembrar que o Centro de Triagem da Covid-19 funciona todos os dias, incluindo os finais de semana e feriados, sempre das 7h às 19h. Após o horário, os munícipes podem procurar pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Ana Jacinta ou da Zona Norte, bem como pelos PAs (Prontos Atendimentos) dos jardins Cohab e Santana.

Publicidade

Veja também