Grande cavalgada chega a Santo Expedito para festividades

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 25/04/2023
Horário 05:12
Foto: Ademartsu/Cedida
Cavalgada no final do desfile
Cavalgada no final do desfile

Dando prosseguimento às festividades cívicas de Santo Expedito, ocorreu no fim de semana uma grande cavalgada, com equipe de vários municípios da região. Os cavaleiros chegaram à cidade e as comitivas foram recebidas e abençoadas pelo padre Umberto. Também foi realizado um rodeio com a presença de renomados peões – alguns deles irão participar dos próximos rodeios nos Estados Unidos. O evento foi promovido pela Prefeitura do município e organizado pela Equipe Du Valle de Pirapozinho. A premiação para o vencedor foi de R$ 40 mil, havendo também as provas de laço e tambores.

ESTRUTURA
Para tanto, a Prefeitura montou uma grande estrutura para abrigar os turistas que chegaram na cidade. Oferecendo segurança um grande conjunto de banheiros químicos foi instalado no recinto.

DEVOTO
O professor Francisco Torturello, diretor do Escritório de Governo em Presidente Prudente, mais uma vez marcou presença na festa do padroeiro. Com amigos, foi recebido pelo prefeito Nenê Betio e pelo padre Umberto. Ele está sempre presente no município.

ALEGRIA
“Estive emocionada por tanto tempo, aguardando a inauguração do Santuário de Santo Expedido. Não pude vir no dia 19, por problema de serviço, mas fazemos isso hoje [sábado] e, para mim, tem o mesmo valor”. Essa foi uma colocação feita pela devota Maria Alice de Presidente Prudente, que esteve em Santo Expedito no dia 22, pois não pôde estar presente no dia da grande festa. Esteve em companhia do esposo e disse aguardar por muito tempo a inauguração da grande obra. “Estamos felizes por tudo isso”, concluiu.

RECONHECIMENTO
Um integrante do grupo “Os peregrinos de Caiuá”, comunicando a coluna de que foi muito bonita a festa e que se sentiram realizados por esta demonstração de fé. O grupo pretende estar por mais vezes em Santo Expedito e está na ativa desde 2010, sempre levando esperança e espiritualidade de seus integrantes ao grande Santo Expedito. Neste ano fizeram questão de registrar em fotos todos do grupo, sob a proteção das enormes árvores em frente ao santuário.

DENGUE
Ao se preparar para a grande festa de aniversário da cidade e pelo dia do padroeiro, o prefeito Nenê Bettio, com observação às colocações de Ademar Simiti, presidente do Conselho Municipal da Saúde, determinou nebulização de todos os pontos públicos, incluindo o santuário, numa ação de combate à dengue. O trabalho teve como objetivo dar proteção a todos os devotos e turistas que aqui estivessem para as grandes festas.

OUTRAS VEZES
Segundo Ademar, o prefeito já sinalizou como positivas novas tarefas de dedetização em mesmo molde, para melhor garantir o trabalho de extermínio dos mosquitos da dengue. Áreas mais afastadas da cidade também estão incluídas neste projeto. Concluiu Ademar que assim “Santo Expedito estará dando combate total aos mosquitos transmissor da dengue”. A ação foi elogiada por muitos turistas. 

MILAGRES
Durante as festas do padroeiro, alguns fiéis deram depoimento das razões de estarem em Santo Expedito no período das festas. Muitos alegaram que vieram para agradecer por graças alcançadas, e preferiram estar pessoalmente frente à imagem do santo padroeiro para essa ação de fé.

EMPREGO
Antonio Lima, de Álvares Machado, conta que ficou desempregado na pandemia, como tantos outros pelo Brasil, e quase entrou em desespero. Com mulher e filho para cuidar, nunca perdeu a fé de que um dia conseguiria uma vaga. É motorista e sempre fazia longas viagens pelo Brasil, mas, de um momento para outro, sentiu a situação não estar favorável a ele. Ouvindo de uma vizinha, percebeu que ali poderia estar uma luz na sua caminhada. Foi orientado para que rezasse para Santo Expedito, que ele iria ouvir a sua prece. Mas que fizesse com muita devoção e oração. Aprendeu a fazer uma novena e sempre rezava em companhia da esposa, pois nas orientações recebidas, haveria mais força nesse pedido. Quando completou a terceira novena, Antonio percebeu que algo estava diferente com ele. Mais alegre e cheio de esperança, e logo em seguida conversou com um motorista, num posto próximo a sua cidade, que estava ali trabalhando e, por ser do Rio Grande do Sul, não conhecia Presidente Prudente e precisava de algumas informações sobre endereço de um grande amigo. Orientou o desconhecido e auxiliou-o na busca do procurado.

O PRÊMIO
Depois ouviu deste que a empresa em que trabalha tem filial em Londrina (PR) e precisava também de motoristas. Dez dias depois, Antonio já estava trabalhando, mas estaria apenas na linha Campo Grande (MS) a Marília (SP) e se mudaria para Presidente Prudente. Fez questão de agradecer aquilo que ele considera um verdadeiro milagre e já recebeu da empresa a autorização de um dia levar o caminhão de trabalho para receber as bênçãos em Santo Expedito.

DOCUMENTOS
Ricardo Lopes declarou que tão logo entrou no santuário, no dia 19, percebeu que a carteira contendo todos os seus documentos não estava com ele. Comunicou a esposa e foi procurar no carro, pois poderia ter caído em algum lugar. Ficou decepcionado, pois não a encontrou, mas seus olhos, como por instinto, foram chamados para se dirigirem ao santuário. Ele ficou parado e pediu a intercessão de Santo Expedito para que lhe desse uma luz. Quando ia fechar a porta do carro, abaixou a cabeça e pôde perceber sua carteira no chão. Nada disse a sua esposa, mas fez questão de ficar mais tempo dentro do santuário após o final da missa. Só depois, ao sair daquele local, relatou a sua esposa os momentos de paz que passou após olhar para o templo, dizendo que via Santo Expedito, até encontrar os seus documentos.

APARIÇÃO
Luiz Rodrigues, um idoso aposentado, aguardava sob as frondosas árvores o momento para entrar no santuário. Estava tranquilo, quando uma pessoa de vestes simples, pediu a ele um trocado para comprar uma água. Movido pela força de seu coração fez a doação do valor suficiente, e pediu para que o dinheiro não fosse utilizado para uso de bebida alcoólica. Ao entregar o dinheiro, seguiu alguns metros e sentiu que a figura daquele homem desapareceu como por encanto. Ficou assustado, mas ao enfiar as mãos no bolso, pôde perceber que o dinheiro estava com ele. Ficou meditando, tomou os R$ 10 e, por instinto, depositou na coleta das ofertas do santuário.

FÉ EM TROVAS
Esse intercessor divino
Nele sempre acredito
Seus poderes infinitos
Ó grande Santo Expedito.
             (José Costa)

Fotos: Ademartsu/Cedidas

 

Torturelo com equipe de amigos prudentinos

Um dos conjuntos de banheiros

Os peregrinos de Caiuá

Publicidade

Veja também