Grande parte das farmácias de PP ainda não disponibiliza autotestes de Covid

De 20 estabelecimentos consultados pela reportagem, apenas duas drogarias relataram que estão no aguardo da chegada dos kits aprovados pela Anvisa

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 05/03/2022
Horário 04:03
Foto: Karime Xavier/Folhapress
Liberação dos testes caseiros foi aprovada pela Anvisa no final de janeiro; até o momento, 4 empresas tiveram kits regularizados pelo órgão para serem comercializados nas drogarias do país
Liberação dos testes caseiros foi aprovada pela Anvisa no final de janeiro; até o momento, 4 empresas tiveram kits regularizados pelo órgão para serem comercializados nas drogarias do país

Ainda não é possível encontrar os autotestes para a Covid-19 nas farmácias de Presidente Prudente. Dos 20 estabelecimentos farmacêuticos consultados nesta sexta-feira pela reportagem no município, 18 informaram que não pretendem ou não sabem se irão realizar a aquisição dos testes caseiros em um futuro próximo. Apenas duas drogarias - Farmácia Prudentina e a unidade da Drogasil na Vila São Jorge - relataram que já realizaram o pedido de compra dos kits. 
O gerente da Farmácia Prudentina, Edilson de Novais Ribas, conta que fez a solicitação dos autotestes de Covid-19 para o Grupo Cimed há cerca de uma semana. “Dizem que vão me entregar dentro de 10 a 15 dias. Já faz uma semana que pedi. Então, acredito que na semana que vem, pelo que o representante me falou, já vai estar no estoque”, frisa o comerciante.
Já na unidade da Drogasil na Vila São Jorge, umas das farmacêuticas do estabelecimento narra que o pedido já foi feito, por meio do CPMH (Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda), para a aquisição do Novel Autoteste Antígeno, no entanto, ainda não há uma data definida para a entrega dos kits. “A gente já recebeu o treinamento para orientar os clientes a utilizarem o teste, porém, não consigo informar uma data de quando vai chegar, porém, sei que está próximo”, cita a profissional. 
A liberação dos testes caseiros foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 28 de janeiro e, até o momento, quatro empresas já tiveram os kits regularizados pelo órgão para serem comercializados nas drogarias do país. No entanto, em Presidente Prudente, a delegada regional do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo), Nicassia Barbara Gato Derra, indica que a regulamentação recente pela Anvisa e a baixa oferta de autotestes regularizados ainda são um empecilho para os estabelecimentos adquirirem os kits neste primeiro momento. “Creio que à medida que mais marcas forem registradas no Brasil, vai ser uma tendência aumentar a comercialização destes autotestes nas farmácias”, observa a farmacêutica que delega o CRF-SP na região de Presidente Prudente

Regularização dos auotestes

A resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa, publicada no final janeiro, entende que os autotestes são dispositivos médicos direcionados, a pessoas leigas, para o diagnóstico in vitro para detecção de antígeno do coronavírus (Sars-Cov-2).
A aprovação da Diretoria Colegiada do órgão de vigilância sanitária nacional estabelece alguns critérios para o pedido do registro por parte das empresas farmacêuticas que irão fabricar ou distribuir os kits para as drogarias. Entre eles, os produtos devem apresentar instruções de uso, armazenagem e descarte, de forma clara e com ilustrações, para facilitar o manuseio e a interpretação do resultado.
A Anvisa também determina que é vedada a oferta de autoteste na internet em sites que não pertençam a farmácias ou estabelecimentos de saúde autorizados e licenciados pelos órgãos de vigilância sanitária competentes. O órgão ressalta que o autoteste é um teste de triagem, ou seja, fornece apenas um resultado orientativo, porém, não conclusivo para o diagnóstico, o qual deve ser realizado por um profissional de saúde qualificado. 
O supervisor do departamento de Visa (Vigilância Sanitária Municipal) de Presidente Prudente, Daniel Eduardo Lima Gulim, também ressalva que o autoteste não funciona como um atestado médico. “A realização de testes em farmácia é uma situação e o autoteste é uma outra. Por exemplo, o autoteste não te dá o direito, em obtendo resultado positivo, de se afastar do serviço. Você terá que obrigatoriamente passar por um médico para comprovar o resultado”, frisa Daniel. 

Venda na internet

Em uma pesquisa realizada pela internet, a reportagem verificou que a média de preço do autoteste é de R$ 69,90. É possível encontrar o kit para testagem nos sites da Drograria Pacheco, Drogaria São Paulo e Drogasil. 

A embalagem um autoteste contém:

1 swab (cotonete estéril) de coleta;
1 cartão-teste (cassete) embalado em sachê aluminizado;
1 tubo plástico com líquido (solução tampão para extração);
1 instrução de uso.

Publicidade

Veja também