Sem “bola rolando” no Estádio Paulo Constantino, o Prudentão, onde quem está em campo, desde esta segunda-feira, são as máquinas, que dão seguimento às obras de melhorias do complexo esportivo, hoje sob a gestão do Grêmio Prudente. O pontapé inicial foi no sábado, quando foi dada a largada à primeira etapa de restauração do gramado, trabalho que deve receber investimento de cerca de R$ 700 mil.
Nesta segunda-feira, conforme a Assessoria de Imprensa do clube prudentino, os alambrados em frente às arquibancadas foram removidos e os bancos de reservas foram eliminados. As traves também já foram retiradas, em preparação do espaço para os próximos passos da reforma. No estádio, o campo ainda será realocado, avançando cerca de 19 metros em direção às cadeiras e arquibancadas centrais. A mudança visa proporcionar melhor visibilidade ao torcedor e criar um ambiente mais próximo ao conceito de arena, ressalta o Carcará.
Entre as melhorias, ainda estão previstas a instalação de refletores de LED, que trarão mais qualidade à iluminação em partidas noturnas. “Também serão realizadas obras pontuais voltadas à maior comodidade e segurança dos torcedores”, frisa o Grêmio Prudente.
Foto: Reprodução/@grêmioprudente_notícias
Quem está em campo no estádio são as máquinas, que dão seguimento às obras desde segunda-feira
Restauração do gramado
No sábado foi iniciada a primeira etapa de restauração do gramado, com aplicação de herbicidas para a erradicação da grama antiga e de ervas daninhas. A fase seguinte envolve a remoção mecânica do gramado e de uma faixa do solo. Também será implantado um novo sistema de drenagem e será refeita toda a parte de irrigação.
O começo das obras foi acompanhado pelo presidente do Carcará, André Garcia, que revelou que a previsão é que os trabalhos sejam concluídos até meados de dezembro, quando o estádio deverá estar pronto para receber as partidas da Copinha e do Campeonato Paulista da Série A2.
Enquanto isso, a equipe Sub-17 - que segue na disputa das quartas de final do Paulista - deve mandar seus jogos na cidade de Assis, no Estádio Tonicão.
Obrigações da concessão
Como noticiado neste diário, em julho, pouco antes da partida em que o Carcará confirmou a classificação para a segunda fase da Copa Paulista, o prefeito Milton Carlos de Mello, o Tupã (Republicanos), apresentou publicamente a lei, sancionada por ele, que autorizou a concessão de uso do Prudentão para o Grêmio Prudente. O complexo esportivo ficará sob a gestão do clube por um período de dez anos, com possibilidade de prorrogação por uma década.
O ato de assinatura da lei foi acompanhado pelo presidente do clube, autoridades do Executivo e do Legislativo, além do público presente no jogo. Com o novo modelo, o Grêmio Prudente terá a obrigação de manter o estádio em condições de uso, realizar melhorias exigidas por órgãos de segurança ou federações esportivas, além de zelar pela preservação do patrimônio público. Toda a operação, desde publicidade até encargos trabalhistas, também passou a ser de responsabilidade do novo gestor.
Inaugurado em 12 de outubro de 1982, o Prudentão é um dos maiores estádios do interior paulista. Famoso por receber grandes clássicos, foi palco em 2009 de um jogo entre Palmeiras e Corinthians que reuniu 44.479 torcedores e entrou para a história com o primeiro gol de Ronaldo Fenômeno pelo time paulista e sua volta aos gramados. Com estrutura ampla, o estádio possui arquibancadas divididas em setores, cadeiras cobertas e descobertas, camarotes, cabines de imprensa, placar eletrônico, lanchonetes, sanitários, vestiários e outros.
Foto: Arquivo
Assinatura do termo de termo de concessão do estádio ao Carcará aconteceu em julho