Grêmio Prudente se prepara  para retornar aos gramados

Todos os atletas e comissão técnica realizaram testes para Covid-19, anteontem, antes de iniciarem oficialmente os treinos; equipe estreia no Paulista da 2ª Divisão em 18 de outubro

Esportes - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 10/09/2020
Horário 10:00
Cedida - Todos os jogadores que formam a equipe serão submetidos semanalmente ao teste de Covid-19
Cedida - Todos os jogadores que formam a equipe serão submetidos semanalmente ao teste de Covid-19

Após cinco meses e meio, o Grêmio Prudente voltará a treinar em campo. Anteontem, todos os atletas e comissão técnica do clube realizaram testes para a Covid-19 e aguardam os resultados, que saem ainda nesta semana, para iniciarem oficialmente os treinos, visto que o primeiro jogo do Campeonato Paulista da Segunda Divisão já está marcado para o domingo de 18 de outubro, às 15h, no Prudentão, e será contra o Vocem, de Assis. 
Trinta e oito testes para Covid-19 foram colhidos pela equipe do Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP). Segundo o coordenador técnico do clube, Marcelo Guimarães, as avaliações não param por aí. Os atletas têm sido submetidos, também, a testes antropométricos, de percentual de gordura, avaliações funcionais fisioterápicas, tudo para ver como os jogadores estão neste retorno, tanto em relação à composição corporal, como à questão orgânica. 
Marcelo destaca que os vários meses sem treinos presenciais causam danos ao condicionamento físico dos atletas. “É preciso ter muito cuidado, porque em um mês e meio sem treinos, o condicionamento do jogador já volta a ser o de um organismo sedentário”, explica. A situação só não é mais complicada, porque desde o início da quarentena, que o clube se orgulha de ter seguido à risca, o preparador físico Felipe Carlos tem desenvolvido treinos físicos on-line.
Um aspecto, cujo prejuízo é mais difícil de evitar no modelo remoto, são os treinos técnicos e táticos, que precisam do uso da coletividade, fala Marcelo. Ainda assim, a didática natural do técnico Ademir Fezan proporcionou a toda equipe experiências de bate-papos e exposições no ambiente virtual com análises e discussões importantes para o desenvolvimento dos futebolistas. 

“É PRECISO TER MUITO CUIDADO, PORQUE EM UM MÊS E MEIO SEM TREINOS, O CONDICIONAMENTO DO JOGADOR JÁ VOLTA A SER O DE UM ORGANISMO SEDENTÁRIO”
Marcelo Guimarães

Esse tempo passou. Antes da pandemia, este diário já cobria as preparações do time para os primeiros jogos da Segundona do Paulista. Na época, não aconteceu, mas agora está marcada. Os jogadores e equipe técnica têm cinco semanas para preparar o time para o jogo contra o Vocem, em Presidente Prudente, e as expectativas, como era no começo do ano, continuam altas. 

Contratações mais recentes

“O grupo está 90% fechado”, afirma Marcelo. O time, que passou por uma grande reformulação no último ano, ainda neste mês, anunciou mais reforços, como o atacante Luquinha, natural de Álvares Machado, que veio do Criciúma, e o lateral esquerdo/volante José Cleberton dos Santos, conhecido pelo apelido de Garagau. O atleta de 21 anos passou por clubes como Santos, Mirassol, Corinthians, Avaí e, por último, o Louletano, de Portugal. Esta foi a 13ª contratação do Grêmio para a temporada.
Outro que foi cogitado nas redes sociais do clube foi o argentino Lionel Messi, só que não. O time entrou na brincadeira de vestir o craque do Barcelona com sua camisa após especulações da possível saída de Messi do clube catalão. 
Todos os jogadores e comissão técnica serão testados semanalmente até o início do campeonato. Além do cuidado com a saúde, Marcelo credita em três setores as expectativas de sucesso da equipe: a capacidade dos próprios atletas, a competência de toda comissão técnica e o planejamento logístico realizado pela diretoria, visto que, devido ao atraso, a Segundona teve tempo reduzido e os jogos, por todo o Estado, terão intervalo menor entre si. 

(((TABELA DE JOGOS)))

Jogos do Grêmio Prudente na primeira fase da Segundona

18/out    15h    Grêmio Prudente x Vocem
21/out    15h     Osvaldo Cruz x Grêmio Prudente 
25/out    15h    Grêmio Prudente x Assisense
28/out    15h    Tupã x Grêmio Prudente 
04/nov    15h    Vocem x Grêmio Prudente 
08/nov    15h    Grêmio Prudente x Osvaldo Cruz
11/nov    15h    Assisense x Grêmio Prudente
14/nov    15h    Grêmio Prudente x Tupã
O primeiro time é o mandante. Todos os jogos com mando do Grêmio ocorrem no Prudentão

Foto – Cedida
Grêmio Prudente testes covid-19
Marcelo, colhendo amostra na foto, orgulha-se do cuidado do clube para com a saúde dos atletas 

Publicidade

Veja também