Grêmio quebra invencibilidade do XV e pega o Paulista nas oitavas 

Em casa, pela última rodada da fase de grupos da Bêzinha, equipe prudentina venceu por 3 a 0; nas oitavas, irá enfrentar o Paulista de Jundiaí, sendo o jogo de ida já nesta quarta, às 15h

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 27/09/2021
Horário 21:21
Foto: Julhia Marquetti/Grêmio Prudente
Em duelo de classificados, Grêmio Prudente venceu o XV de Jaú por 3 a 0, ontem
Em duelo de classificados, Grêmio Prudente venceu o XV de Jaú por 3 a 0, ontem

No duelo de classificados para a fase de mata-mata do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, quarto patamar do torneio estadual, o Grêmio Prudente quebrou a sequência invicta do XV de Jaú ao vencer o líder do grupo 2 por sonoros 3 a 0. O jogo ocorreu na tarde de ontem, no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, e foi válido pela décima e última rodada da primeira fase. 
Com a vitória sobre a equipe de Jaú, o Gavião Carcará terminou o grupo 2 da Bêzinha na segunda colocação, com 17 pontos. Em dez jogos, foram cinco vitórias, dois empates e três derrotas: na classificação geral, o Grêmio fechou a fase inicial na 10ª colocação.
Ontem, a FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou os dias e horários dos duelos de ida e volta do início do mata-mata da quarta divisão. Pelas oitavas de final, a bola já volta a rolar nesta quarta-feira. Neste fim de semana, serão disputados os duelos de volta para decidir quem avança às quartas de final. 
O adversário do Grêmio Prudente na próxima fase da Bêzinha será o tradicional Paulista de Jundiaí, que tem o título da Copa do Brasil de 2005 e a participação na Libertadores de 2006 em seu hall de façanhas no futebol. Pela última rodada do grupo 4, no último domingo, o Galo da Japi, como é conhecido por seus torcedores, aplicou 5 a 0 no Mauaense, no Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí (SP). O tricolor jundiaiense encerrou a fase de grupos da Bêzinha na segunda colocação da chave 4, com 18 pontos. Nas dez rodadas iniciais, o Paulista venceu cinco, empatou três e perdeu dois confrontos. A partida de ida entre Grêmio Prudente e Paulista de Jundiaí ocorre nesta quarta, às 15h, no Prudentão. 
O XV de Jaú encerrou o grupo 2 na liderança da chave, com 23 pontos e a quinta melhor campanha geral. No total, foram sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Nas oitavas de final da competição, o Galo da Comarca irá reencontrar o Vocem de Assis, que fechou a lista de classificados da chave 2 na terceira colocação, com 16 pontos. 

Dentro de campo

Na tarde de ontem, as 30 equipes da Bêzinha entraram em campo simultaneamente, às 15h, pela última rodada da fase de grupos do certame. Em Prudente, os já classificados Grêmio Prudente e XV de Jaú foram a cancha do Prudentão para a definição protocolar do grupo 2. 
O técnico do Gavião Carcará, Luiz Henrique Dalben, o Epitácio, promoveu seis mudanças em relação à equipe que subiu ao gramado na vitória, por 2 a 1, contra o Assisense, no estádio Tonicão, em Assis (SP), pela penúltima rodada da fase de grupos: 
Nas laterais, pela direita, Cordova deu lugar ao estreante Bull, que veio do Boa Vista, do Rio de Janeiro e, pela esquerda, Negueba foi a campo na posição de Lucas Marques; na zaga central, Mariano substituiu Felipe Codognato; no setor de meio de campo, João Pedro e Mateus Bastos entraram no lugar de Iago Pereira e Oliveira, respectivamente; no ataque, Lucas Silva, um dos destaques do jogo contra o Assisense, entrou na vaga antes ocupada por Neto Acará.
Mesmo com as várias mudanças no time titular, a equipe da casa impôs seu ritmo de jogo sobre o XV de Jaú, que também promoveu diversas trocas no onze inicial, com o intuito de descansar os titulares para o jogo de ida das oitavas.
A primeira recompensa do Grêmio Prudente veio ao final da etapa inicial, aos 45 minutos: o gol foi muito parecido com o tento de empate do Gavião na suada vitória contra o Assisense, na quarta-feira passada. O camisa 11, Lucas Silva, que teve mais um bom desempenho, sofreu falta pelo flanco esquerdo do setor de ataque do Grêmio. O 7, Wallace, alçou a bola na área com carinho e Diego Landis subiu na disputa aérea; a presença do zagueiro da equipe prudentina fez com que o defensor Fernando, 3 do XV, mandasse a pelota contra o próprio gol: Grêmio, 1. XV, 0. 
No segundo tempo, o Gavião Carcará colocou a bola na casinha por mais duas vezes. Aos 27 minutos, Mateus Bastou pôs o 2 a 0 no placar. O segundo gol prudentino veio em uma jogada de contra-ataque. Após receber lançamento, Sussai, que entrou no lugar de Wallace, avançou livre pela ponta direitae deu um bom passe para Mateus Bastos concluir o lance com sucesso. 
O terceiro veio, aos 39, com João Pedro.  O volante camisa 15 do Grêmio fechou a contagem após a zaga do XV bobear na saída de bola e presenteá-lo com a pelota. João Pedro, sem nenhuma dificuldade, não recusou o presente e empurrou a “gorduchinha” para as redes do Galo da Comarca: Grêmio 3 x 0 XV de Jaú. 

Uma análise da vitória

Na coletiva pós-jogo, o técnico Epitácio fez uma análise da vitória prudentina contra o XV. “A ideia principal do jogo de hoje [domingo] era que nós conseguíssemos fazer um bom jogo e vencer dentro de casa. Claro que pensamos na invencibilidade deles, queríamos mostrar a nossa capacidade diante de um time que fez uma campanha irretocável na primeira fase, mas o principal objetivo era somar os três pontos e ficarmos com 17 pontos somados. Além disso, claro focamos em dar confiança paraos atletas, isso porque amanhã [hoje] já iniciamos a preparação para a próxima fase”. 
Nesta quarta-feira, o Gavião Carcará continua o voo com destino a série A3 do Paulistão 2022. Em casa, o Grêmio Prudente recebe o Paulista de Jundiaí, às 15h.
O treinador também falou sobre o duelo de ida das oitavas de final da Bêzinha. “Não tenho muitas informações sobre o Paulista. O que eu tenho são situações aleatórias, que já passaram para mim. Mas a gente tem um departamento muito eficiente neste sentido. A comissão técnica já está totalmente no controle dessas situações, vamos assistir a jogos da equipe adversária para organizar a melhor estratégia, para definir os 11, os 18, tudo aquilo que possa trazer benefício para a gente. Agora é sentar, trabalhar bastante nos bastidores para poder analisar bem essa equipe adversária e entrar bem preparado contra eles na quarta-feira”, pontuou Epitácio. 

Fora de campo

Na sexta-feira da semana passada, o Comitê Científico do Governo do Estado de São Paulo anunciou a volta de público aos estádios do futebol paulista. Em um primeiro momento, a partir do dia 4 de outubro, a capacidade será limitada para 30%. Após o dia 16 de outubro, a capacidade será ampliada para 50%. De acordo com o Estado, os clubes devem exigir um comprovante com esquema vacinal completo para os torcedores que forem presenciar as partidas in loco possam ter acesso seguro aos estádios. 
Segundo o presidente do Grêmio Prudente, caso a equipe avance para as quartas de final da Bêzinha, a ideia é reabrir o Prudentão para o público. “Estamos sabendo do novo decreto. [...] E, claro, temos interesse, sim, em receber o público, ainda mais sendo em fase mata-mata, quando a torcida pode fazer a diferença”. Conforme a assessoria de imprensa do clube, a definição para volta do público depende de um acordo, que deve ocorrer ao longo dos próximos dias, entre as equipes participantes da fase final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.  


 

Publicidade

Veja também