Na região de Presidente Prudente, a operação dos transportes aéreo e terrestre segue afetada pelos efeitos da greve dos caminhoneiros. A Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) informou na tarde de ontem, que o sistema de transporte coletivo urbano funcionará normalmente (com 100% da frota) hoje e sexta-feira, das 5h às 8h e das 16h30 às 19h30. Só haverá racionamento da frota para 50% das 8h às 16h30 e das 19h30 à meia noite, que não consiste em horário “de pico”. No feriado de Corpus Christi, amanhã, a operação será igual ao domingo até às 14h, sendo que após esse horário, não funcionará o sistema de transporte coletivo.
Nos momentos em que os horários do transporte estiverem sendo racionados, a Prudente Urbano orienta os usuários a reprogramarem suas rotinas. Para que não se atrasem para seus compromissos, a orientação é conferir a tabela de horários atualizada no site da empresa (prudenteurbano.com.br) ou acompanhar o trajeto dos veículos no aplicativo “Meu Ônibus”, disponibilizado nas plataformas Android e iOS.
O gerente operacional da Jandaia, empresa que atende 32 localidades da região, Fernando Antônio de Magalhães, explica que apesar de enfrentar os problemas de desabastecimento, a empresa decidiu iniciar as atividades desta semana com a sua frota integral até sexta-feira. Somente então, voltará a analisar se há combustível suficiente para manter desta forma a oferta do serviço ou adotar o esquema de racionalização, a exemplo do que ocorreu durante o final de semana.
Quanto ao transporte intermunicipal, a Andorinha e a Viação Motta prosseguem com a racionalização de horários, enquanto a Viação Garcia alerta para a possibilidade de alterar ou cancelar a frequência de algumas viagens. As que não forem executadas, contudo, podem ser remarcadas, conforme disponibilidade e sem a cobrança de taxas.
Aeroporto comprometido
No caso do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) reafirma que não há mais combustível para abastecer as aeronaves que pousam e decolam no local e, por esta razão, emitiu o Notam (Aviso aos Aeronavegantes) comunicando a todos os usuários, tanto pilotos quanto donos de aeronaves, sobre esta situação. O departamento ainda destaca que a sequência da operação depende das empresas aéreas, responsáveis por eventuais alterações no número de voos, e do abastecimento de combustível.
Em razão desta restrição, a Azul e a Gol esclarecem que vêm adotando um plano de contingência com o cancelamento programado de alguns voos a fim de garantir a normalidade de suas operações e minimizar impactos aos seus clientes. Os passageiros afetados podem procurar as companhias para cancelar ou remarcar suas viagens, sem a cobrança de taxas e de acordo com a disponibilidade. Na Azul, os procedimentos podem ser feitos por meio do telefone 0800 887 1118. Já na Gol, os canais de atendimento são o site (www.voegol.com.br), aplicativo ou os telefones 0300 115 2121 e 0800 704 0465.