Grupo de choro abrilhanta abertura do Salão do Livro

Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Jacó do Bandolim, entre outros, estão no repertório dos músicos da Escola Municipal de Artes

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 17/10/2013
Horário 08:41
 

Um repertório com clássicos do mestre Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Jacó do Bandolim, entre outros, é o que o Grupo de Choro da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes apresentará para o público hoje, às 19h30, na abertura oficial do 4º Salão do Livro de Presidente Prudente, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura (Secult) e outros parceiros. O evento, com entrada franca, será na Praça de Leitura, no Centro de Eventos do IBC (antigo Instituto Brasileiro do Café), e terá a presença do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB); do secretário de Cultura, José Fábio Sousa Nougueira; e dos organizadores Cláudio Spoladore, da Spoladore Eventos, e Sueli Castro.

Jornal O Imparcial Mais de 40 mil títulos ficarão expostos nos estandes instalados no IBC até 27 de outubro

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola de Artes, Maria Cláudia Chizzolini, "é um grande prazer para o grupo abrir um evento tão importante, não só para a cidade, mas para toda a região". "É uma oportunidade única para os músicos, pois estarão mostrando o trabalho que vêm realizando para difundir esse gênero musical que não pode morrer. Sem contar que esta é a apresentação de estreia deles", expõe.

Os músicos que farão esse show à parte são: os professores Anderson Chizzolini (que estudou música em São Paulo); os mineiros Bruno Sanches e Felipe de Moraes; Davi Rocha, que traz a experiência musical de Maringá (PR); Eliezer Lima Oliveira, Alexandre Barbosa Lima e os alunos Diego Gasparoto e Rodrigo Campos.

Chizzolini comenta que apesar do projeto ser recente - tendo iniciado suas atividades em fevereiro deste ano, como mais uma disciplina musical da Escola Municipal de Artes, visando o estímulo da prática da música instrumental brasileira entre os alunos e professores -, é gratificante ver a satisfação no rosto de cada músico quando estão executando seus trabalhos.

Conforme ela, as características que definem o choro são os instrumentos utilizados: o cavaquinho, violão de 7 cordas, bandolim, clarinete, flauta transversal, saxofone e percussão (pandeiro e chocalho). "Neste estilo musical, retrata-se toda uma história cultural do País e para ser bem feito, é necessário o brilhantismo do músico. Tem que ter talento para tal e estes meninos são fantásticos. Todos precisam prestigiar", convida.


O choro


Chizzolini em um breve relato, diz que Alfredo da Rocha Viana Filho, este era o nome de batismo de Pixinguinha, é considerado um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira, e que contribuiu diretamente para que o choro tomasse sua forma musical definitiva no País.

"Ainda na época da escravatura, os negros faziam música, porém, essa música de rua não era bem vista. Ele foi a ponte entre esse período e o novo, com a implantação de instrumentos clássicos. ‘Carinhoso’ e ‘Lamentos’ são dois dos choros mais conhecidos e são de autoria desse grande compositor", relembra.

 

Salão do Livro


A quarta edição do evento é aberta oficialmente hoje e segue até o dia 27 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados e domingos, das 14h às 22h, no Centro de Eventos IBC, localizado na Rua Hugo Lacorte Vitale, 46, na Vila Furquim, em Presidente Prudente.

Conforme um dos coordenadores da feira, Lincoln César Ferreira Pinto, cerca de 90 mil acessos foram registrados no evento, nos anos anteriores. "A preocupação na verdade é realizarmos um evento de qualidade para que possa sim satisfazer os anseios de quem visita o local todos os anos. E nos esforçamos para que isso realmente ocorra. Nenhuma cidade da região tem um evento literário desse porte", destaca.

Aos interessados, vale lembrar que além dos mais de 40 mil títulos dispostos nos estandes, tem mais atrações nos espaços preparados no Salão, como o espaço Papo de Autor; "Era Uma Vez", reservado à contação de histórias e apresentações de teatro, palestras, oficinas e lançamentos literários; "Praça de Leitura"; "Biblioteca Móvel"; "Cidade Portinho", onde as crianças terão simulações de trânsito, organizada pela Porto Seguro; e ainda o "Trem da Leitura", uma parceria com o Colégio Multiplus, que levará os pequenos a um passeio em torno do IBC, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h e das 14h às 15h30.

Embora o evento seja realizado em Prudente, ele abrange diversas cidades do oeste paulista. Prova disso, é que segundo a responsável pelos agendamentos, Sônia Aparecida Costa Vilela, 17 cidades já confirmaram presença no Salão do Livro. Ela conta também que até o momento, 103 escolas do município e da região também agendaram visita, o que resulta em 20 mil alunos. O agendamento pode ser feito pelo site www.salaodolivropp.com.br, pelo e-mail salaodolivro@presidenteprudente.sp.gov.br ou pelo telefone 3226-3399.

 
Publicidade

Veja também