Grupo Lidera

Associação de empresários visa desenvolvimento regional

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 19/07/2020
Horário 06:07
Cedida: Grupo reunido, antes da pandemia, em um dos encontros mensais
Cedida: Grupo reunido, antes da pandemia, em um dos encontros mensais

O desenvolvimento regional é palco de inúmeras discussões na região oeste do Estado de São Paulo e motivou, inclusive, a união de um grupo de empresários regionais, intitulados de Lidera, e que desde 2019 conquistaram a existência legal para a realização mensal de encontros, agora virtuais por causa da pandemia, e que fomentam o entendimento dos cenários econômicos e políticos para a criação de estratégias para o desenvolvimento. Hoje composta por algo em torno de 25 empresários, o grupo representa 10% do PIB (Produto Interno Bruto) da região e traz cada vez mais expectativas em relação ao futuro. Os diretores da associação, Renato Funada e Marcelo Cerqueira, comentaram para a reportagem de O Imparcial sobre os trabalhos desenvolvidos, e você confere abaixo.

O Imparcial: O que é o Lidera e quais são os seus objetivos?
Marcelo e Renato:
O Lidera é uma associação de empresários e empreendedores do oeste paulista, que reúne em torno de 25 empresários com o objetivo de, através da união dos associados, possibilitar a troca de experiência entre os empreendimentos e empreendedores, além de estudar medidas que possam auxiliar no desenvolvimento econômico da região. Costumamos dizer que essa iniciativa visa sempre possibilitar ações e estudos que incrementem as atividades econômicas no oeste paulista.

De onde surgiu a ideia de idealizar este grupo?
A ideia surgiu de um bate-papo informal entre alguns dos associados que a constituem. Na época, constatamos que faltava na região algumas iniciativas que já existem em outras regiões do estado de São Paulo, em que associações possibilitam a aproximação dos empresários, o que sempre beneficia a região como um todo na área de atuação deles.

Uma informação interessante de se colocar é que as empresas representam mais do que 10% do PIB (Produto Interno Bruto) regional

 

O grupo está aberto para novas adesões? Qual o perfil dos empresários presentes?
Estamos abertos sim, basta preencher os requisitos que apresentamos e entrar em contato conosco. O perfil dos empreendedores presentes hoje é bem variado, temos empreendimentos que vão desde a construção civil, publicidade e propaganda, marketing, saúde, entre outros. Uma informação interessante de se colocar é que as empresas representam mais do que 10% do PIB (Produto Interno Bruto) regional.

Com que frequência são feitas as reuniões?
Elas ocorrem mensalmente. Até o evento da pandemia elas eram presenciais, mas nos últimos meses têm sido feitas de forma virtual. Nestes encontros, temos frequentemente pessoas de renome nacional discutindo temas como política, economia, empreendedorismo. Antes mesmo da pandemia também já tínhamos convidados que ajudavam os empreendedores a entender melhor o cenário econômico e político, para, com isso, criar estratégias futuras.

E quais os resultados alcançados até hoje?
O grupo ganhou existência legal em 2019, e é uma associação que está crescendo cada vez mais e temos certeza que alcançaremos ainda mais. Os associados são muito unidos e queremos apenas o desenvolvimento da região, que é produtiva e tem um povo empreendedor. Como faltava união, viemos com esse objetivo para mudar este cenário.

 

Como faltava união, viemos com esse objetivo para mudar este cenário

 

 

Saiba Mais
GRUPO LIDERA

O Grupo Lidera reúne empresários que acreditam e investem em networking e oportunidades de negócios no oeste paulista. “Fortalecemos a troca de experiências e incentivamos o desenvolvimento econômico e social da nossa região”. O Grupo Lidera é formador por líderes empresariais que sabem da importância de seus papéis na sociedade e na construção de um mercado mais ético e fortalecido. Atualmente, o Lidera conta com 25 empresas participantes, em diferentes segmentos atuação.

 

Números
25

Empresas participam do Grupo Lidera

10%
Representação das empresas no PIB regional

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também