Grupo organiza 16ª Motorromaria de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 03/08/2021
Horário 05:12
Foto: Cedida
Obelisco a ser inaugurado
Obelisco a ser inaugurado

Grupo formado por motociclistas da região para, junto com o padre Umberto, organizar e divulgar a Motorromaria de Santo Expedito e eventos motociclísticos da região, tornando assim cada vez mais conhecida em níveis regional, estadual e nacional. Os organizadores contam com a ajuda de todos no auxílio e foco nas intenções do grupo.

Finalidade
Tem a finalidade de unir cada vez mais os fiéis e devotos de Santo Expedito. Segundo um de seus integrantes, as motos hoje estão dando mostra de apoio e de união em torno de uma causa. Haja visto que a categoria se apegou ao presidente da república, Jair Bolsonaro, que mostra a força que tem e se expandiu por todo o país, a exemplo em Presidente Prudente. Se é bem representada em figura política, em relação a Santo Expedido certamente terá o mesmo valor de representatividade, ou até mesmo mais, considera um dos organizadores.

Já fizeram
Segundo a organização do evento, no domingo dia 25, foram 219 motos. Em relação às pessoas, calculam-se mais ou menos 400, e umas 500 contando com as que se encontravam nos veículos. Estavam dentro e fora da igreja usando máscaras e mantendo o distanciamento, conforme a atual determinação das autoridades municipais.  Motociclistas de várias partes da região se comprometeram a estar sempre presentes em Santo Expedito.

Quando voltar ao normal
Padre Umberto acredita que quando tudo voltar ao normal, o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) vai ter que elaborar um grande plano para atender a todos os romeiros que aqui chegarem em grupos de motociclistas. O que se observa é que são ordeiros e pacíficos, pois o objetivo maior é o de mostrar e expressar a devoção pelo santo das causas urgentes e impossíveis.

Grupo
O Grupo de Caminhada Fé eu Vou, sob a coordenação de Luiz Antônio Faustino, retomou as caminhadas ao Santuário de Santo Expedito. Foram na caminhada 58 pessoas e cinco carros de apoio. Ha quem diga que se trata dos primeiros passos para o pleno retorno das caminhadas, que eram comuns anteriormente.

Planos
O Grupo Com Fé Eu Vou, no próximo dia 15 de agosto, irá participar da Missa do Romeiro, às 10h, e logo após a Santa Missa vão para a inauguração do obelisco em honra e homenagem a Santo Expedito, patrocinado pelo grupo, que conta com 106 colaboradores. Após a inauguração com as bênçãos do padre Umberto, o grupo vai se dirigir ao Salão Paroquial para participar do almoço, contribuindo assim na arrecadação de recursos em prol do santuário.

COMTUR
Em reunião realizada pelo Comtur foi aprovado o pleito 2021, reforma e ampliação do Centro de Eventos “João Lopes  de Almeida”, antigo centro comunitário.

Município recebe APS
O Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros, dentre todos os demais, no enfrentamento à pandemia de Covid-19, e Santo Expedito está entre eles. O prefeito Nenê Betio afirma que esses serviços servirão para dar mais tranquilidade aos visitantes, que, por ventura, necessitarem de atendimento na saúde.

APS
O selo Atenção Primária de Qualidade reconhece os municípios que estão trabalhando pelo fortalecimento da APS (Atenção Primária), além de valorizar o esforço dos profissionais de saúde em todo o país que, mesmo em face de uma emergência sanitária de caráter mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde. Santo Expedito fez de tudo para bem merecer este reconhecimento.

Fé em trovas
Louvamos a Santo Expedito
Com a nossa devoção
Pra interceder junto a Deus
Mesmo com simples oração.
                       (José Costa)

Veja também