Guilherme Piai deixa Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento para Geraldo Melo Filho

Prudentino, que passará cargo na próxima semana depois de dois anos no comando da pasta, afirma que está “partindo para novos projetos políticos”

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/12/2025
Horário 07:57
Foto: Reprodução/Governo de SP
Piai deixa cargo na pasta estadual de Agricultura e Abastecimento para Melo Filho
Piai deixa cargo na pasta estadual de Agricultura e Abastecimento para Melo Filho

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou nesta quinta-feira a indicação de Geraldo Melo Filho para o comando da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Ex-presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), ele assumirá o cargo que será deixado pelo prudentino Guilherme Piai Filizzola na próxima semana.

“Deixo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento com muita gratidão, partindo para novos projetos políticos. Foram dois anos de muito aprendizado, de excelentes resultados, uma experiência que mudou a minha vida. Agradeço ao governador pela confiança que depositou em mim. Sou muito grato a ele e a todos que estiveram ao meu lado no maior desafio da minha vida”, comenta Piai.

“O Geraldo é uma pessoa extraordinária, profundo conhecedor do setor agropecuário. Tenho absoluta confiança de que sua chegada fortalecerá ainda mais o trabalho que iniciamos e que levou a Secretaria de Agricultura e Abastecimento a alcançar diversos recordes”, complementou.

Economista de formação, Geraldo Mello Filho tem ampla experiência no setor público, com atuação tanto na esfera estadual quanto federal. Além da presidência do Incra, foi presidente do Conselho Fiscal da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), superintendente do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e exerceu funções de liderança na Confederação Nacional da Indústria e na CNA (Confederação Nacional da Agricultura).

Carreira no Agro

Hoje filiado ao Republicanos, Piai nasceu em Prudente, em 28 de março de 1990. Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Pública, também é produtor rural na cidade natal, onde consolidou sua carreira profissional e política, destaca o partido. Foi diretor executivo da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) em 2023. Também é conselheiro da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da USP (Universidade de São Paulo).

Em setembro de 2023, assumiu a secretaria executiva da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Um mês depois, foi nomeado como o novo chefe da pasta. Em junho deste ano, foi eleito presidente do Conseagri (Conselho Nacional de Secretários de Agricultura), grupo criado em 2007, formado pelos 27 secretários estaduais de agricultura, incluindo o Distrito Federal, e que atua como fórum de cooperação e alinhamento de políticas públicas para o setor agropecuário.

Publicidade

Veja também