Habilidades de um administrador

OPINIÃO - Cintia Evangelista

Data 05/07/2019
Horário 04:15

Você conhece alguém que cursa ou já cursou Administração? Se você está pensando em fazer uma faculdade de Administração, saiba que para administrar uma empresa são necessárias uma série de habilidades e estas são divididas em três categorias. Vamos conhecê-las?

Habilidade Conceitual; Habilidade Humana e Habilidade Técnica. 

Agora que você já sabe quais são elas vamos saber do que se trata cada uma dessas habilidades.

As habilidades conceituais são aquelas que se referem à capacidade cognitiva de considerar a empresa como um todo e perceber as relações entre as partes.

Esse tipo de habilidade envolve o conhecimento do lugar que uma equipe deve ocupar na empresa e como se encaixa diante dos demais setores. A habilidade conceitual mostra a capacidade de raciocinar estrategicamente, para ter visão ampla e de longo prazo, para identificar, avaliar e resolver problemas complexos.

As habilidades conceituais são necessárias para todos os gestores, especialmente para aqueles que ocupam cargos de níveis hierárquicos mais elevados. 

As habilidades humanas envolvem a capacidade do administrador de trabalhar com e por outras pessoas e de atuar de maneira eficaz como um membro da equipe. Estas habilidades são evidentes na maneira como o gestor se relaciona com outras pessoas, o que inclui a capacidade de motivar, facilitar, coordenar, liderar, comunicar e resolver conflitos.

Dentre estas habilidades, a motivacional é o fator mais importante para que as pessoas se sintam engajadas no trabalho e claro, comprometidas com a empresa. As habilidades humanas são cada vez mais importantes para os administradores em todos os níveis e em todos os tipos de empresa. 
As habilidades técnicas proporcionam o domínio de tarefas específicas, além do domínio no desempenho de cada uma. Faz parte deste tipo de habilidade o domínio de métodos e técnicas em funções específicas, para atuar nas áreas de finanças, gestão de pessoas, gestão da produção e marketing. Essas habilidades são importantes em níveis organizacionais mais baixos. No entanto, elas se tornam menos importantes do que as habilidades humanas e conceituais à medida que os gestores sobem de cargo. 

Constantemente os administradores devem redobrar a atenção e aplicar todas as habilidades e competências de forma que elas beneficiem a empresa e todos os envolvidos na organização, como os colaboradores, clientes, investidores e claro, a própria comunidade.

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