Hábito, que  desafio é esse?

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 10/01/2024
Horário 04:30

Evidentemente que todos nós de uma maneira em geral buscamos algo que nos faça seguir um caminho que possamos acreditar que valha a sua intenção. Mesmo sabendo que durante esse processo haverá desafios não tão bons assim. É possível, e isso não é novidade nenhuma, que grande parte das pessoas já se pronunciou sobre o que irão fazer a partir do momento que se inicia o novo ano, isto é, a partir das primeiras horas de 2024. Será isso mesmo? 
Serão dignas que isso precisa se tornar uma vertente de responsabilidade, no momento que se pronuncia a mudar determinados vícios que automaticamente lhes incomodam? Apesar de exemplos e caminhos que possam nos estimular a seguir certa mudança em nossas vidas, ainda nos deparamos com uma grande parte da população, que começa, tenta, luta e reluta, mas que a grande maioria desiste no meio das tentativas iniciadas.
Sabemos muito bem que para adequarmos algumas mudanças, e por menor que elas sejam não é nada fácil. Acredito que não fomos educados para isso, tão menos a forçar uma situação que nos permita pelo menos tentar. O hábito, esse sistema que nos dá uma visão de criar outras rotinas, no qual almejamos como estar ou fazer algo que nos permita crescer, evoluir, leva-se um tempo. Mas, isso vai da maneira como encaramos essa nova busca, sendo preciso ousar com sabedoria, de que realmente vale a sua permanência. 
Seja nas finanças, na leitura, na busca de fazer uma atividade física, nos relacionamentos com as pessoas, a querer alcançar um sonho desde então, tudo isso e muito mais. Se entendermos verdadeiramente o processo de criação, para que isso tudo possa ocorrer, e buscar alternativas para que funcione bem. Penso, principalmente para aqueles que têm uma pequena dificuldade em tentar algo novo, que procure se atentar nas pessoas que já seguem um ritual de suas vidas. 
Com todo carinho e respeito, infelizmente muitos tentam se adequar às pessoas famosas, o que em certo momento não estão erradas, mas que fica um pouco distante de suas realidades, devido o que fazem e porque fazem. E por que não se identificar com pessoas próximas, seja um amigo, um parente, ou alguém que mesmo não conhecendo bem segue um caminho simples e promissor de suas buscas por um hábito mais salutar? Podemos considerar esse caminho menos sofredor, caso considere mais fácil, isso se chama modelagem. Modele alguém que já faz bem feito e que seus resultados dão-lhe a convicção que funcione bem.
Se você já tentou e não conseguiu, seja porque suas referências estejam bem distantes e fora de sua realidade. Mas o que vale mesmo é entender que quando queremos e buscamos algo novo, e o hábito faz parte deste caminho, é preciso persistência, constância, determinação e muita coragem de mudar. Hábito, ou você tenta e faz, ou será mais um na fila esperando o milagre. 
 

Publicidade

Veja também